Navegação PIBID - Artigos científicos por assunto "Educação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 29
-
1º Encontro de Química PUCPR: experiência do ferro fluido e da densidade dos gases
(2014-10)O seguinte artigo relata sobre a aplicação da feira de ciências como ferramenta de ensino, e mostra sua importância para a interação entre aluno, professor e comunidade. Nesta foram explicadas as experiências "ferro ... -
Ações de popularização da ciência na formação de licenciandos em química integrantes do PIBID da UTFPR
(2014-10)A popularização da Ciência em ambientes de educação informal e não formal é defendida por diversos autores como instrumento de formação inicial de professores. Neste contexto, o presente trabalho analisou algumas ações ... -
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes
(2014-10)Os resumos contidos nesta publicação são de inteira responsabilidade de seus autores -
Apoio e dinamização da educação escolar no colégio estadual Monteiro Lobato
(2014-10)Este trabalho tem por finalidade apresentar algumas ações do projeto “Apoio e Dinamização da Educação Escolar no Colégio Estadual Monteiro Lobato”, Dois Vizinhos, PR, que visam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, ... -
O compromisso das animações em vídeo no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental
(Unila, 2014-10)A teoria da aprendizagem significativa de AUSUBEL (1980), na qual o fator de grande importância é valorizar o conhecimento prévio do aluno, relacionando o conteúdo com o cotidiano do mesmo, surgiu como um modelo para a ... -
A construção de um espetáculo musical no espaço do programa mais educação: ações interdisciplinares no PIBID
(2014-10)O presente trabalho traz o relato de experiências interdisciplinares vivenciadas durante o desenvolvimento de um dos projetos de intervenção do Pibid Música da Universidade Estadual de Londrina no ano de 2014. A proposta ... -
Contribuição do Pibid com a temática africanidades nas aulas de língua portuguesa: repensando a prática
(2014-10)Propõe-se relatar neste artigo as reflexões e práticas pedagógicas construídas a partir de discussões levantadas pelo projeto PIBID, o qual visa discutir questões relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais e o ... -
Desafios enfrentados pela escola no debate sobre a diversidade sexual e na desconstrução do preconceito
(2014-10)A escola é uma instituição que possibilita o crescimento intelectual, profissional e humano, onde o professor deve transpor os conhecimentos científicos, relacionando-os com o cotidiano dos alunos afim de que desenvolvam ... -
Educar com Mídias: um diálogo com Paulo Freire
(Unila, 2014-10)Este trabalho integra o subprojeto Pedagogia1, intitulado “Tecnologias Digitais e Formação de Professores: integração curricular de diferentes ferramentas para a aprendizagem no ensino fundamental”, vinculado ao Projeto ... -
Educar para a Socialização
(Unila, 2014-10)No presente trabalho abordaremos de maneira sucinta o problema da educação em relação à sociedade e o indivíduo, sugerindo uma socialização de conceito cosmopolita. Para tanto nos auxiliaremos com escritos de cunho ... -
O ensino de história regional a partir de visita técnica ao centro histórico da cidade
(Unila, 2014-10)O presente trabalho é resultado do projeto PIBID, subprojeto de história. O projeto surgiu a partir da problemática de como ensinar história regional dentro de um contexto educacional eurocêntrico e generalista. Levando ... -
O ensino de química abordando as controvérsias do método científico
(Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho é apresentar como as concepções acerca do método científico no ensino básico influenciam no aprendizado de química por estudantes da educação básica. Para isso, foi elaborada uma unidade didática ... -
Escola para que? Relatos de uma etnografia escolar
(Unila, 2014-10)Uma das atividades do PIBID UNIOESTE-Sociologia é realizarmos etnografias das escolas com as quais tivemos contato. O presente trabalho tem como objetivo trazer algumas situações ocorridas durante o fazer etnográfico que ... -
A formação em agroecologia na ciranda infantil: a vivência com a “bomba de sementes”
(2014-10)Neste texto, apresentamos estudos e reflexões sobre a intervenção pedagógica nominada “Bomba de sementes” realizada com as crianças participantes da Ciranda Infantil durante a XIII Jornada de Agroecologia. A proposta foi ... -
Formar cidadãos: crença ou realidade
(Unila, 2014-10)Ser professor de Língua Portuguesa exige a arte do bem falar e do bem escrever. Seu trabalho no universo escolar agrega objetivos como: formar cidadão, elevar a auto-estima do aluno, desenvolver a leitura e a escrita de ... -
A inserção das mídias sociais no processo de ensino
(2014-10)A Internet remodelou a forma que percebemos e interagimos com o mundo. Os softwares sociais, tais como, facebook, wikis e blogs redefiniram comportamentos e relações sociais. Contudo, esta ferramenta de comunicação, ... -
Intencionalidades da ciranda infantil sementes da esperança durante a 13°jornada de agroecologia
(Unila, 2014-10)O objetivo do presente texto é apresentar estudos e reflexões acerca da vivência pedagógica Ciranda Infantil durante a 13o Jornada de Agroecologia. Consideramos que essas vivências contribuem para o processo de formação ... -
Interculturalidade me foco: as (des) semelhanças entre culturas no ensino da língua inglesa
(Unila, 2014-10)O texto aqui apresentado demonstra direcionamentos usados na elaboração de um plano de aula da disciplina de Inglês no projeto PIBID, bem como a reflexão envolvida neste processo de construção. O texto também mostra como ... -
Krupskaia e os escritos sobre educação: contribuições para a formação do pedagogo
(Unila, 2014-10)Este texto objetiva apresentar reflexões acerca de vivências na Ciranda Infantil realizada na XIII Jornada de Agroecologia, bem como contribuições da pedagoga russa Nadezdah Krupskaia (1869-1939) para a formação do ... -
Novas tecnologias da informação: o professor como mediador do conhecimento
(Unila, 2014-10)Este artigo tem como objetivo destacar a importância de projetos no PIBID 3 voltados para as novas tecnologias da educação e da informação como ferramentas importantes no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, ...