Search
Now showing items 1-10 of 70
A importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid para a formação de professores
(2014-10)
O objetivo deste texto é apresentar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência - PIBID para a formação docente. A inserção dos licenciandos no cotidiano da escola
proporciona uma formação ...
A importância das experiências adquiridas por meio do Pibid (subprojeto geografia) na gradual formação acadêmica na Universidade Estadual de Londrina (UEL – PR)
(2014-10)
O presente trabalho está embasado sobre a importância do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) dentro das Universidades. Tal programa é de suma importância para o contato
dos alunos dos primeiros ...
O ensino de africanidades nas aulas de português: a formação docente
(Unila, 2014-10)
O presente estudo abarcará teorias a cerca da formação docente e a formação
continuada de professores, partindo de que o ensino de história e cultura afro-brasileira se
tornou obrigatório segundo a lei 10.639/2003, o que ...
Educação em saúde no ensino fundamental: relato de experiência
(Unila, 2014-10)
Trata-se de relato de experiência de ação docente proporcionada pelo Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da graduação em Enfermagem da
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A atividade foi ...
Contribuições do Pibid para a formação continuada de professores: reflexões a partir do subprojeto “tecnologias e formação de professores para o ensino da matemática”
(2014-10)
O objetivo do trabalho é apresentar as principais contribuições do PIBID na formação
continuada de professores, identificadas no subprojeto: “Tecnologias e Formação de Professores
para o ensino da Matemática”. Tomaram-se ...
Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
(Unila, 2014-10)
Este trabalho discute os impactos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID) na Educação Básica. Dessa forma, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento: Quais
as experiências de ensino- ...
As novas tecnologias educacionais no ensino de história: experiências com a metodologia Webquest
(2014-10)
A proposta examina, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID, como o
recurso tecnológico, mediado pelo professor, pode ser uma alternativa no processo de ensino-
aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com ...
Fatores motivadores para a participação de graduandos e permanência no PIBID
(Unila, 2014-10)
Observou-se no final da década de 70 e início da década de 80 a dicotomia entre a teoria-
pratica, gerando na formação inicial desses graduandos uma visão simplista e a falta de integração do
Ensino Superior com a Educação ...
As contribuições do subprojeto pibid/história da Unicentro para a profissionalização docente, Irati-PR (2012-2014)
(2014-10)
Com esse trabalho busca-se compreender a importância e as contribuições do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o processo de
profissionalização dos licenciandos participantes do Subprojeto ...
A problemática das salas de apoio à aprendizagem no Paraná: uma reflexão proporcionada pela participação no PIBID
(2014-10)
Este trabalho pretende comparar aspectos teóricos e práticos do programa Salas de Apoio à
Aprendizagem de Matemática da SEED/PR com base na experiência proporcionada a duas bolsistas do
Programa Institucional de Bolsas ...