Navegação por título
Itens para a visualização no momento 3024-3043 of 6849
-
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
(Unila, 2014-10)Este artigo tem por objetivo fazer um relato da experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID; o trabalho realizado com o corpo discente do Ensino Médio do Colégio Estadual ... -
Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018
(2019-12-03)O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise acerca dos componentes curriculares presentes no Projeto Pedagógico do Curso/PPC em vigor até o ano de 2018, nos cursos de formação de professores em Geografia, ... -
Formação docente: a importância do Pibid através do subprojeto de educação física na Escola Municipal Professora Senhorinha Miranda Mendes Em Palmas-PR
(Unila, 2014-10)O presente artigo apresenta como tema a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente, através do subprojeto de Educação Física desenvolvido na Escola Municipal ... -
A formação dos futuros professores de História: PIBID História UEL (2011-2013) e os diálogos com a Educação Histórica
(Even3, 2018-01-15)Este texto apresenta resultados finais de pesquisa realizada no Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina que teve como objetivo central analisar a participação de licenciandos do curso de História da ... -
A formação em agroecologia na ciranda infantil: a vivência com a “bomba de sementes”
(2014-10)Neste texto, apresentamos estudos e reflexões sobre a intervenção pedagógica nominada “Bomba de sementes” realizada com as crianças participantes da Ciranda Infantil durante a XIII Jornada de Agroecologia. A proposta foi ... -
Formação em Educação Ambiental para professores da Rede Pública de Ensino - SOS Fauna
(Proex/Unila, 2017)O projeto foi desenvolvido pelo Parque das Aves, em parceria com UNIOESTE, Núcleo Regional de Educação e Parque Nacional do Iguaçu(PNI). O SOS FAUNA traz a formação para a ética do cuidado e senso de pertencimento ao PNI ... -
Formação em Língua Brasileira de Sinais - nível master
(SIEPE, 2019)Diante de documentos internacionais como a "Educação para todos" de Joumtien, em 1990 e a Declaração de Salamanca, em 1994, cujo os princípios nortearam o direito de todos a educação e a inclusão das pessoas com ... -
Formação inicial do professor: foco na proposta com gêneros discursivos da esfera midiática
(Unila, 2014-10)Este trabalho se originou das discussões realizadas pelo PIBID de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual de Maringá e tem como objetivo principal discutir resultados parciais do desenvolvimento de oficinas de gêneros ... -
A formação inicial e as contribuições do PIBID
(2014-10)Neste texto, apresentamos algumas reflexões referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto, Pedagogia Anos Iniciais. O objetivo desta comunicação é refletir ... -
A Formação Inicial prepara o Professor de Língua Estrangeira para a Oralidade em Sala de Aula? Um Estudo de Caso com Acadêmicos de LEPLE-UNILA
(2022)Essa pesquisa tem por objetivo compreender como as/os estudantes de Letras- Português e Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA) dão sentido à prática e aprendizagem ... -
Formação intercultural docente: o espaço fronteiriço como cenário
(2013-11-07)Estudos sobre a comunicação intercultural e sobre ensinoaprendizagem de línguas apontam que o domínio das estruturas gramaticais não garante uma comunicação satisfatória, já que comunicarse significa muito mais que ... -
Formação na fronteira: uso significativo das TIC
(Proex/Unila, 2017)O projeto que aborda a formação na fronteira surgiu para atender uma demanda local, tendo sua primeira edição no ano de 2014, unindo as comunidades de Sant'Ana do Livramento/Br e Rivera/Uy, em prol do fortalecimento da ... -
Formação para professores de arte: cinema na escola
(Proex/UNILA, 2018-11-30)O presente projeto pretende fornecer a instrumentalização de professores da rede pública de ensino reunidos em 23 municípios da região Oeste do Paraná, pelos Núcleos Regionais de Educação de Toledo e Assis Chateaubriand ... -
Formação permanente de educadores(as) e a apropriação pedagógica das TICs: relatos de uma experiência extensionista
(Proex/Unila, 2017)O artigo apresenta e discute os resultados alcançados na Ação de Extensão “Oficinas de TICs e Planejamento Pedagógico”, vinculada ao Programa “Formação permanente de educador@s: saberes e práticas necessárias à docência ... -
Formação política e cidadania na interface entre TAES, UNILA e Comunidade.
(Proex/Unila, 2018-11-30)Dadas as demandas da greve de 2017 e os efeitos sentidos na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), provocados pelo conturbado cenário político do Brasil entre 2017 e 2018, é que o grupo de extensionistas ... -
Formação Política e Juventude: Cinedebate a partir do documentário "A rebelião dos pinguins"
(Proex/UNILA, 2018-11-30)Trata-se de um relato de experiência da ação vinculada ao grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Estado, Sociedade, Trabalho e Educação (GPESTE). O evento buscou ser um espaço de debate e formação política para estudantes ... -
A formação teórica como preparação para a extensão em Direitos Humanos
(Proex/Unila, 2017)A formação como etapa que antecede as ações extensionistas justifica-se na necessidade de entendimento das situações concretas com as quais o extensionista se depara. No caso do projeto em tela, Lutas: Assessoria Jurídica ... -
Formações discursivas cientificistas e não cientificistas na licenciatura em Letras Espanhol
(2016-08)Nosso objetivo principal é demonstrar de que maneira se produzem movimentos de separação, e/ou diálogo, entre as formações em língua e em literatura oferecidas aos graduandos do curso de licenciatura em Letras Espanhol ... -
Formar cidadãos: crença ou realidade
(Unila, 2014-10)Ser professor de Língua Portuguesa exige a arte do bem falar e do bem escrever. Seu trabalho no universo escolar agrega objetivos como: formar cidadão, elevar a auto-estima do aluno, desenvolver a leitura e a escrita de ... -
Formas de participación estético política juvenil: Del joven amenaza al joven esperanza
(Unila, 2016-11)De ninguna manera el joven es lo que es; más bien, es lo que todavía no es. Digamos que solo eligiendo el Joven se da un Ser. El joven no es ya un niño, ni es todavía un adulto, por ello, la juventud es un estado de ...