América Latina: Formando uma Consciência Integracionista
View/ Open
Date
2012-06-05Author
Oliveira, Karina Fernandes de
Oliveira, Adelmo Laurentino de
Lima Pérez, Keren Cris
Alonso Marichal, Rodrigo
Souza, Nilson Araújo de
Metadata
Show full item recordAbstract
“Formando uma consciência integracionista” é um projeto que consiste em levar à comunidade a visão de uma
necessidade histórica da integração latino-americana. Assim, a partir de noções básicas de história, geografia,
política e economia, foram discutidos os métodos de integração latino-americana baseados na cooperação. No
primeiro mês de trabalho, realizou-se a preparação dos integrantes do projeto com o material bibliográfico para
introdução ao tema da integração latino-americana. Posteriormente, foi feito o contato com a coordenação
pedagógica e os professores do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, onde o projeto está sendo implementado.
Neste contato, o projeto foi apresentado, com o respectivo cronograma e suas perspectivas. Terminada esta primeira
fase, começaram-se as preparações das aulas, oportunidade em que os integrantes estudaram o tema de cada aula
específica. Logo depois, realizaram-se reuniões para intercambiar o conteúdo estudado. A seguir, preparava-se o
material da aula, o qual tem sido entregue antes ou durante a aula para os estudantes. Terminado este processo,
preparavam-se as aulas coletivamente. Após a preparação de cada aula, entrava-se em contato com a coordenação
pedagógica do colégio para que esta marcasse uma data para ministrá-la. Foram dadas quatro aulas, durante as quais
não somente apresentava-se o material elaborado, mas também apresentava-se o conteúdo por meio de aulas
expositivas com uma certa variedade entre elas. Houve aulas com música, imagens, jogos e questionários
individuais. Além das aulas no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, os integrantes do projeto o apresentaram no
Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) e se enviou um resumo para o Congresso do
Congresso de Cultura e Educação para Integração da América-Latina(CEPIAL), esperando-se apresentar no mês de
julho de 2012. Dentre os resultados alcançados, destaca-se o primeiro contato dos estudantes do Terceiro Grau
(Magistério) do Colégio Estadual Barão do Rio Branco com uma temática nova e ausente em suas grades
curriculares: a questão da América Latina como um todo, a construção histórica de sua condição de região
periférica e dependente e o problema da integração entre os países que a conformam. Relacionado ao anterior,
visualizamos uma formação de consciência por parte dos alunos a respeito da importância da temática para nossos
povos. Quanto à equipe de bolsistas e voluntários, identificamos um aumento importante na interação com a
temática da América Latina, assim como uma aprendizagem no terreno pedagógico derivada do próprio exercício de
preparar os conteúdos e ministrar as aulas. Analisando em perspectiva, outro saldo registrado foi a própria
experiência, no sentido de que se desenvolveu um projeto-piloto que será replicado e melhorado para futuros
colégios e um número maior de países. Logrou-se também reunir materiais didáticos que servirão como insumo para
próximos projetos. Por fim, acreditamos haver contribuído para uma maior aproximação entre a UNILA e a
comunidade na qual se insere.