O uso do celular como ferramenta pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem de uma Língua adicional
Resumen
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal a análise da colocação em prática do uso do celular como instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional em uma rede social. Além disso, os objetivos específicos pretenderam perceber e interpretar as dificuldades didáticas existentes na proposta, como instrumento para o aprendizado de uma língua adicional; criar estratégias e atividades de ensino de língua adicional interativas com o celular; verificar os possíveis ou reais resultados obtidos no processo ensino-aprendizagem. Para chegar a esses objetivos foram utilizadas metodologias de pesquisa de campo e de pesquisa interpretativa de cunho etnográfico. A partir dos registros adquiridos durante as aulas, através do questionário realizado e das interpretações feitas, pode-se entender um pouco melhor as necessidades de mudanças que os aprendizes anseiam. Trabalhar com um instrumento que já se tornou uma extensão da própria mão e utilizá-lo conscientemente para adquirir conhecimento resultou em um trabalho eficiente e gratificante, pois os discentes podem participar ativamente da construção de quase todo o processo e tomar seus próprios direcionamentos, após a troca das primeiras impressões com o professor. O (multi)letramento ampara o olhar do processo de ensino e de aprendizagem, engrandecendo tanto o sujeito professor-pesquisador quanto o sujeito aprendiz This research paper had as it’s main objective the analysis of the putting into practice
of the use of cellphones as a pedagogical instrument in the process of teaching and
learning of Spanish as an additional language in social networks. Furthermore, the
specific goals intended to identify and interpret the didactic difficulties existing in the
proposition, as an instrument for the learning of an additional language; creating
strategies and interactive teaching activities of an additional language with the
cellphone, checking the possible or real results obtained from the teaching-learning
process. To reach these objectives field research methodologies and ethnographic
interpretative research were used. From the acquired records during the lessons,
through the questionnaire carried out and the interpretations made, one can better
understand the need of changes that the apprentices yearn for. Working with an
instrument that has already become an extension of people’s own hands and
consciously using it to acquire knowledge has resulted in an effective and gratifying
paper, for the students may actively participate in the making of most of the process
and choose their own directions, after the exchanging of first impressions with the
professor. The multi-literacy supports the look of the teaching and learning process,
magnifying the professor-researcher as well as the student Este trabajo científico tuvo como objetivo principal hacer análisis de la puesta en
práctica del celular, a través de una red social, como un instrumento pedagógico
eficiente en el proceso de enseñanza y aprendizaje de español como lengua
adicional. Además, los objetivos específicos fueron: percibir e interpretar las
dificultades que existen en la propuesta como instrumentos para el aprendizaje de
uma lengua adicional; crear estratégias y actividades de enseñanza de lengua
adicional interactivas con el celular; verificar los posibles o reales resultados
obtenidos en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Para llegar a esos objetivos
fueron desarolladas metodologías de investigación de campo e interpretativista. A
partir de los registros adquiridos durante las clases en que se desarrolló el estudio,
por un cuestionario hecho respondido por los alumnos y las interpretaciones de sus
respuestas se puede entender un poco mejor las necesidades de cambios que los
estudiantes desean en los métodos de enseñanza en el sistema escolar. Trabajar
con un instrumento que ya se tiene como una extensión de su propia mano y
utilizarlo concientemente para adquirir conocimiento tuvo como resultado un trabajo
muy eficiente y gratificante, puesto que los estudiantes pueden participar
activamente de la construcción de casi todo el proceso y tomar sus propios
direccionamientos, posteriormente a los primeros contactos con el profesor y los
demás estudiantes. El concepto de multialfabetización es la base para nuevos
horizontes en el proceso de enseñanza y de aprendizaje de lenguas adicionales,
cambiando tanto al sujeto profesor como al sujeto aprendiente