Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTallei, Jorgelina
dc.contributor.authorBetancor, Tania Oroná
dc.date.accessioned2019-12-10T12:24:21Z
dc.date.available2019-12-10T12:24:21Z
dc.date.issued2019-07-13
dc.identifier.citationBETANCOR, Tania Oroná. O uso do celular como ferramenta pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem de uma língua adicional. 2019. 50 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino- Aprendizagem em Línguas Adicionais) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5353
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito obrigatório para a obtenção do certificado de pós- graduação Lato Sensu - Especialização em ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais. Professora orientadora: Doutora Jorgelina Tallei
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa teve como objetivo principal a análise da colocação em prática do uso do celular como instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional em uma rede social. Além disso, os objetivos específicos pretenderam perceber e interpretar as dificuldades didáticas existentes na proposta, como instrumento para o aprendizado de uma língua adicional; criar estratégias e atividades de ensino de língua adicional interativas com o celular; verificar os possíveis ou reais resultados obtidos no processo ensino-aprendizagem. Para chegar a esses objetivos foram utilizadas metodologias de pesquisa de campo e de pesquisa interpretativa de cunho etnográfico. A partir dos registros adquiridos durante as aulas, através do questionário realizado e das interpretações feitas, pode-se entender um pouco melhor as necessidades de mudanças que os aprendizes anseiam. Trabalhar com um instrumento que já se tornou uma extensão da própria mão e utilizá-lo conscientemente para adquirir conhecimento resultou em um trabalho eficiente e gratificante, pois os discentes podem participar ativamente da construção de quase todo o processo e tomar seus próprios direcionamentos, após a troca das primeiras impressões com o professor. O (multi)letramento ampara o olhar do processo de ensino e de aprendizagem, engrandecendo tanto o sujeito professor-pesquisador quanto o sujeito aprendizpt_BR
dc.description.abstractThis research paper had as it’s main objective the analysis of the putting into practice of the use of cellphones as a pedagogical instrument in the process of teaching and learning of Spanish as an additional language in social networks. Furthermore, the specific goals intended to identify and interpret the didactic difficulties existing in the proposition, as an instrument for the learning of an additional language; creating strategies and interactive teaching activities of an additional language with the cellphone, checking the possible or real results obtained from the teaching-learning process. To reach these objectives field research methodologies and ethnographic interpretative research were used. From the acquired records during the lessons, through the questionnaire carried out and the interpretations made, one can better understand the need of changes that the apprentices yearn for. Working with an instrument that has already become an extension of people’s own hands and consciously using it to acquire knowledge has resulted in an effective and gratifying paper, for the students may actively participate in the making of most of the process and choose their own directions, after the exchanging of first impressions with the professor. The multi-literacy supports the look of the teaching and learning process, magnifying the professor-researcher as well as the student
dc.description.abstractEste trabajo científico tuvo como objetivo principal hacer análisis de la puesta en práctica del celular, a través de una red social, como un instrumento pedagógico eficiente en el proceso de enseñanza y aprendizaje de español como lengua adicional. Además, los objetivos específicos fueron: percibir e interpretar las dificultades que existen en la propuesta como instrumentos para el aprendizaje de uma lengua adicional; crear estratégias y actividades de enseñanza de lengua adicional interactivas con el celular; verificar los posibles o reales resultados obtenidos en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Para llegar a esos objetivos fueron desarolladas metodologías de investigación de campo e interpretativista. A partir de los registros adquiridos durante las clases en que se desarrolló el estudio, por un cuestionario hecho respondido por los alumnos y las interpretaciones de sus respuestas se puede entender un poco mejor las necesidades de cambios que los estudiantes desean en los métodos de enseñanza en el sistema escolar. Trabajar con un instrumento que ya se tiene como una extensión de su propia mano y utilizarlo concientemente para adquirir conocimiento tuvo como resultado un trabajo muy eficiente y gratificante, puesto que los estudiantes pueden participar activamente de la construcción de casi todo el proceso y tomar sus propios direccionamientos, posteriormente a los primeros contactos con el profesor y los demás estudiantes. El concepto de multialfabetización es la base para nuevos horizontes en el proceso de enseñanza y de aprendizaje de lenguas adicionales, cambiando tanto al sujeto profesor como al sujeto aprendiente
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subject(Multi)letramentopt_BR
dc.subjectEnsino de língua adicional
dc.subjectRede social
dc.titleO uso do celular como ferramenta pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem de uma Língua adicionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples