Luz e cores: relato de atividade educacional usando uma abordagem dialógica problematizadora
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Gonçalves, Luiz Felipe
Henisch, Ademir Krepki
Silva, Jeremias Borges da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza aos
bolsistas uma aproximação do espaço escolar, permitindo que estes futuros professores
estejam mais bem preparados para a tarefa docente. Dentro do ensino de física, a utilização de
práticas experimentais ou demonstrativas pode ser uma forma muito eficaz de substituir o uso
do Método Bancário, uma vez que os alunos têm a oportunidade de observar e chegar às suas
conclusões, e não apenas aceitar aquilo que o professor diz. Infelizmente, a realidade do
ensino público muitas vezes impede essas práticas, devido à falta de laboratórios e/ou
aparatos experimentais. Nesse trabalho é apresentada uma atividade educacional abordando o
tema luz e cores, executada como ação do PIBID, que utiliza um experimento simples e de
baixo custo.