Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Bertola, Paula Bonomo
Oliveira, João Arthur dos Santos de
Nagashima, Lucila Akiko
Batista, Rosely Elaine
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No ensino de Ciências, conteúdos essencialmente teóricos, como constituição da
matéria, compõem um dos tópicos em que os alunos expressam maior dificuldade de
compreensão por priorizar a memorização, interferindo negativamente no aprendizado destes
conhecimentos. Assim, estratégias de ensino envolvendo a experimentação constituem
importantes alternativas para favorecer a aprendizagem, porque criam situações de investigação
para a formação de conceitos. O trabalho relata sobre algumas das atividades realizadas no
Colégio Estadual Adélia Rossi Arnaldi – E.F.M., em 2014, com os alunos do 9.° ano do Ensino
Fundamental, integrantes do PIBID. A proposta de ensino visou, sobretudo, aproximar os
conhecimentos científicos da realidade dos estudantes por meio de uma sequência didática
distribuída sob as etapas de contextualização histórica, construção de modelos atômicos e
atividades experimentais