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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.advisorTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.
dc.contributor.authorCarneiro Rezende Lima, Laís
dc.contributor.authorMourão Xavier Gomes, Ludmila
dc.date.accessioned2021-06-26T01:58:03Z
dc.date.available2021-06-26T01:58:03Z
dc.date.issued2021-06-10
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6166
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Médico.pt_BR
dc.description.abstractA síndrome de Burnout possui um caráter multidimensional constituída por exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização profissional. Esta pode se desenvolver no contexto dos estudantes de medicina, mediante uma resposta inadequada a fatores estressores crônicos de caráter emocional e interpessoal vivenciados ao longo dos seis anos de curso. Dentre os fatores que desencadeiam o estresse crônico e a Síndrome de Burnout inclui a metodologia de ensino utilizada, sendo uma delas a metodologia ativa, que exige do aluno o desenvolvimento de habilidades de autoaprendizado. Este estudo tem por objetivo analisar a relação da metodologia ativa de ensino-aprendizagem aplicada no curso de medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o desenvolvimento da Síndrome de Burnout. Realizou-se um estudo transversal, analítico e quantitativo, no qual os participantes da pesquisa foram submetidos ao preenchimento do questionário estruturado pelos próprios pesquisadores, contendo informações sobre variáveis sociodemográficas, aspectos pessoais e sobre o processo ensino-aprendizagem, e o Inventário de Burnout de Maslach (IBM). Conforme adequação, aplicou-se os testes Qui-Quadrado, teste exato de Fisher, T de student, teste de Kolmogorov-Smirnov e Regressão Logística multivariada pelo método Stepwise Forward. A coleta dos dados ocorreu de abril a julho de 2019 após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unioeste. Fizeram parte da amostra 279 acadêmicos, sendo 52,3% mulheres e 47,7% homens, com idade mínima de 18 anos e máxima de 48 anos, a maioria solteiros (86,4%), com renda de 5 a 10 salários mínimos (31,7%), morando com outras pessoas (71,7%), dormindo em média menos de 7 horas por noite (55,9%), praticantes de atividade física regular (59,5%), satisfeitos com a escolha da carreira médica (87,1%), avaliando que as estratégias de aprendizado utilizadas na metodologia ativa são insatisfatórias (75,9%) e compreendendo o fundamento da metodologia ativa (71,4%). A prevalência de Burnout foi de 4,7%, com 26,2% de alta exaustão emocional, 37,6% de alta despersonalização e 20,4% de baixa realização profissional. A não compreensão do fundamento da metodologia ativa e a percepção de que os professores não aplicam a metodologia ativa adequadamente foram preditores do Burnout e da exaustão emocional. Os resultados da pesquisa apontaram o preocupante risco de desenvolvimento do Burnout entre os estudantes do curso, devido aos altos índices de exaustão emocional e de despersonalização, que afeta a essência do cuidado e compromete o aprendizado do aluno na construção de competências interpessoais exigidas pela profissão.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBurnoutpt_BR
dc.subjectAprendizagem Ativapt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.titleAvaliação das Dimensões de Burnout em estudantes de medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA e sua relação com a metodologia de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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