Now showing items 1-20 of 21

    • Catolicismo e escravidão: o discurso e a posse 

      Souza, Ricardo Luiz de (EDUNILA, 2020)
      Ricardo Luiz de Souza, em seu livro Catolicismo e Escravidão: o discurso e a posse, traz a público as tradições e contradições da Igreja Católica quanto ao processo de escravidão indígena e africana no Brasil e, mais ...
    • Cinelatino: imagens da América Latina a serem decifradas 

      Name, Leo (Org.); Spyer, Tereza (Org.) (EDUNILA, 2020)
      inelatino – Imagens da América Latina a Serem Decifradas recolhe reflexões sobre o pluralismo do cinema latino-americano e caribenho, por meio da análise de 14 filmes. Os quatro takes (sessões temáticas) que compõem o ...
    • Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência 

      Silveira, Ada C. Machado da (Org.); Guimarães, Isabel Padilha (Org.) (EDUNILA, 2016)
      De maneira original e distinta do sistema referencial corrente nos estudos de Jornalismo, o livro Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência apresenta análises das atividades noticiosas de diversos ...
    • Dos sertões para as fronteiras e das fronteiras para os sertões 

      Leroy, Henrique Rodrigues (EDUNILA, 2021)
      A partir de um íntimo diálogo costurado entre Grande Sertão: Veredas, do conterrâneo Guimarães Rosa, e a Pedagogia do Oprimido, do centenário e também pernambucano Paulo Freire, estes escritos tecem narrativas advindas de ...
    • Ensino de Ciências e Matemática: elementos didáticos para teoria e experimentação 

      Capistrano, Abraão J. S. (Org.); Sossmeier, Kelly D. (Org.); Bloot, Rodrigo (Org.) (EDUNILA, 2018)
      O livro Ensino de Ciências e Matemática — elementos didáticos para teoria e experimentação visa ser um referencial para professores e estudantes destas duas áreas do conhecimento pautado na ideia da busca de novas práticas ...
    • Español en la universidad: prácticas discursivas 

      Bustinza, Ivan Ulloa; Romero, Gregorio Pérez de Obanos (EDUNILA, 2019)
      ¿Que es? es un banco de actividades de práctica significativa del español como segunda lengua o lengua adicional especialmente diseñado para estudiantes de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA) que ...
    • Fanzines: reflexôes sobre cultura, memória e internet 

      Amaral, Yuri (EDUNILA, 2018)
      Os textos presentes neste livro convidam o leitor para o debate: o primeiro parte dos estudos de Canclini e Certeau sobre cultura híbrida e cultura no plural, respectivamente, propondo uma breve reflexão sobre a prática ...
    • Fracking lo que las personas no pueden desconocer sobre el tema 

      Pippo, Walfrido Alonso; Frómeta, Amado Enrique N. (EDUNILA, 2021-07-15)
      El libro aborda el controvertido tema de la producción de petróleo y gas por medio de la fracturación hidráulica (Fracking), criticado por un sector por sus afectaciones al medio ambiente y alabado por otros por ser una ...
    • Glossário terminológico da UNILA 

      Pascua Vílchez, Fidel (EDUNILA, 2019)
      O Glossário Terminológico da UNILA foi criado com a intenção de auxiliar alunos, professores, técnicos e comunidade externa à universidade e constitui o principal objeto resultante de uma pesquisa desenvolvida durante dois ...
    • Imagem e memória dos Avá-Guarani paranaenses 

      Brighenti, Clovis Antonio (Org.); Oliveira, Osmarina de (Org.) (EDUNILA, 2020)
      (Re)existência, a existência com resistência Avá-Guarani, sintetiza essa obra. É uma resistência adaptativa, que se dá pela vivência do Teko, do modo de ser e viver a plenitude, apesar dos atropelos violentos provocados ...
    • Josefina Plá: uma produção múltipla e moderna desde a cultura paraguaia/ 

      Cota, Débora (Org.); Rodrigues, Daiane Pereira (Org.) (EDUNILA, 2021)
      Em 2019, completaram-se 20 anos da morte de Josefina Plá e, apesar da existência de vários estudos acadêmicos sobre a escritora e artista que se debruçam, em sua maioria, sobre a representação da mulher paraguaia em sua ...
    • Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español 

      Soares, Francisca Paula Maia (Org.); Cathcart, Mercedes Causse (Org.) (EDUNILA, 2019)
      Como pode um professor de idiomas relacionar a língua que ensina aos conhecimentos sociais e interculturais que essa língua veicula? Que caminho ele deve percorrer ao se ocupar dos múltiplos sentidos das linguagens com que ...
    • Morar na barranca: habitação, desenvolvimento territorial e tecnologia social na região trinacional 

      Moassab, Andréia (Org.); Vettorazzi, Egon (Org.) (EDUNILA, 2019)
      Esta cartilha é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA, com objetivo de analisar as diversas soluções populares para a moradia na região transnacional, especialmente ...
    • Narrando experiências formativas que valorizam pessoas, culturas e projetos no ambiente universitário: o caso da UNILA 

      Lima, Manolita Correia (Org.); Assumpção, Solange Rodrigues Bonomo (Org.); Prolo, Ivor (Org.); Vieira, Rosilene Carla (Org.) (EDUNILA, 2020)
      Narrando Experiências Formativas que Valorizam Pessoas, Culturas e Projetos no Ambiente Universitário: o Caso da UNILA reúne narrativas de 34 atores institucionais, das mais diversas nacionalidades e de diferentes segmentos ...
    • Poder pastoral e cuidado de si em Foucault 

      Barros II, João R. (EDUNILA, 2020)
      Como podemos compreender a atual conivência de cristãos com discursos de ódio e práticas de violência em nossa sociedade? O que tornou possível a disseminação de um moralismo insensível às questões sociais em um cenário ...
    • Por um ensino insurgente em arquitetura e urbanismo 

      Name, Leo (Org.); Moassab, Andréia (Org.) (EDUNILA, 2020)
      Pensar um ensino de arquitetura e urbanismo para o século XXI exige compreender esta área do conhecimento como parte das Ciências Sociais e, por isso, indissociada dos inescapáveis problemas dos saberes com base na ...
    • Revolução e paraíso: conflito de ideias na igreja latino-americana (1968-1979) 

      Queiroz, Alexandre (EDUNILA, 2021)
      Os sentidos conferidos ao conceito de Libertação expressaram significados políticos, sociais e religiosos na América Latina, sobretudo entre os anos 1960 e 70, e fomentaram um amplo debate sobre o papel da Igreja Católica ...
    • A Segunda Guerra Mundial e a Tríplice Fronteira: a vigilância aos “súditos do Eixo” alemães e italianos 

      Silva, Micael Alvino da (EDUNILA, 2021)
      Como o fenômeno global da Segunda Guerra Mundial impactou na então remota tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai? O livro A Segunda Guerra Mundial e a Tríplice Fronteira – A vigilância aos “súditos do eixo” ...
    • Stronismo: Nuevas Lupas 

      Soler, Lorena (Org.); Silva, Paulo Renato da (Org.) (EDUNILA, 2021)
      Se ha dicho muchas veces que Paraguay es uno de los países menos estudiados. Sin embargo, este libro, como otros tantos indicios de las últimas décadas, nos obligan a preguntarnos si esa afirmación es capaz de seguir ...
    • Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema 

      Fonseca, Eduardo Dias (Org.); Ramalho, Fábio Allan Mendes (Org.) (EDUNILA, 2020)
      Trânsitos e Subjetividades Latino-Americanas no Cinema surge do desejo de delinear algumas linhas de força em torno de inquietações que marcam nossa atuação como pesquisadores do campo do cinema e do audiovisual na ...