Now showing items 1-20 of 23

    • Catolicismo e escravidão: o discurso e a posse 

      Souza, Ricardo Luiz de (EDUNILA, 2020)
      Ricardo Luiz de Souza, em seu livro Catolicismo e Escravidão: o discurso e a posse, traz a público as tradições e contradições da Igreja Católica quanto ao processo de escravidão indígena e africana no Brasil e, mais ...
    • Cinelatino: imagens da América Latina a serem decifradas 

      Name, Leo (Org.); Spyer, Tereza (Org.) (EDUNILA, 2020)
      inelatino – Imagens da América Latina a Serem Decifradas recolhe reflexões sobre o pluralismo do cinema latino-americano e caribenho, por meio da análise de 14 filmes. Os quatro takes (sessões temáticas) que compõem o ...
    • Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência 

      Silveira, Ada C. Machado da (Org.); Guimarães, Isabel Padilha (Org.) (EDUNILA, 2016)
      De maneira original e distinta do sistema referencial corrente nos estudos de Jornalismo, o livro Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência apresenta análises das atividades noticiosas de diversos ...
    • Dos sertões para as fronteiras e das fronteiras para os sertões 

      Leroy, Henrique Rodrigues (EDUNILA, 2021)
      A partir de um íntimo diálogo costurado entre Grande Sertão: Veredas, do conterrâneo Guimarães Rosa, e a Pedagogia do Oprimido, do centenário e também pernambucano Paulo Freire, estes escritos tecem narrativas advindas de ...
    • Ensino de Ciências e Matemática: elementos didáticos para teoria e experimentação 

      Capistrano, Abraão J. S. (Org.); Sossmeier, Kelly D. (Org.); Bloot, Rodrigo (Org.) (EDUNILA, 2018)
      O livro Ensino de Ciências e Matemática — elementos didáticos para teoria e experimentação visa ser um referencial para professores e estudantes destas duas áreas do conhecimento pautado na ideia da busca de novas práticas ...
    • Español en la universidad: prácticas discursivas 

      Bustinza, Ivan Ulloa; Romero, Gregorio Pérez de Obanos (EDUNILA, 2019)
      ¿Que es? es un banco de actividades de práctica significativa del español como segunda lengua o lengua adicional especialmente diseñado para estudiantes de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA) que ...
    • Fanzines: reflexôes sobre cultura, memória e internet 

      Amaral, Yuri (EDUNILA, 2018)
      Os textos presentes neste livro convidam o leitor para o debate: o primeiro parte dos estudos de Canclini e Certeau sobre cultura híbrida e cultura no plural, respectivamente, propondo uma breve reflexão sobre a prática ...
    • Fracking lo que las personas no pueden desconocer sobre el tema 

      Pippo, Walfrido Alonso; Frómeta, Amado Enrique N. (EDUNILA, 2021-07-15)
      El libro aborda el controvertido tema de la producción de petróleo y gas por medio de la fracturación hidráulica (Fracking), criticado por un sector por sus afectaciones al medio ambiente y alabado por otros por ser una ...
    • Glossário terminológico da UNILA 

      Pascua Vílchez, Fidel (EDUNILA, 2019)
      O Glossário Terminológico da UNILA foi criado com a intenção de auxiliar alunos, professores, técnicos e comunidade externa à universidade e constitui o principal objeto resultante de uma pesquisa desenvolvida durante dois ...
    • Historias del Centro de Investigaciones Ecólogicas Subtropicales (CIES): el valor de las estaciones biológicas 

      Bosso, Andrés J. (Org.); Gil, Guilhermo E. (Org.) (Edunila, 2021)
      El CIES es el Centro de Investigaciones Ecológicas Subtropicales dependiente de la Di- rección Regional NEA de la Administración de Parques Nacionales, ubicado en el Parque Nacional Iguazú, Misiones, corazón del último ...
    • Imagem e memória dos Avá-Guarani paranaenses 

      Brighenti, Clovis Antonio (Org.); Oliveira, Osmarina de (Org.) (EDUNILA, 2020)
      (Re)existência, a existência com resistência Avá-Guarani, sintetiza essa obra. É uma resistência adaptativa, que se dá pela vivência do Teko, do modo de ser e viver a plenitude, apesar dos atropelos violentos provocados ...
    • Josefina Plá: uma produção múltipla e moderna desde a cultura paraguaia/ 

      Cota, Débora (Org.); Rodrigues, Daiane Pereira (Org.) (EDUNILA, 2021)
      Em 2019, completaram-se 20 anos da morte de Josefina Plá e, apesar da existência de vários estudos acadêmicos sobre a escritora e artista que se debruçam, em sua maioria, sobre a representação da mulher paraguaia em sua ...
    • Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español 

      Soares, Francisca Paula Maia (Org.); Cathcart, Mercedes Causse (Org.) (EDUNILA, 2019)
      Como pode um professor de idiomas relacionar a língua que ensina aos conhecimentos sociais e interculturais que essa língua veicula? Que caminho ele deve percorrer ao se ocupar dos múltiplos sentidos das linguagens com que ...
    • Morar na barranca: habitação, desenvolvimento territorial e tecnologia social na região trinacional 

      Moassab, Andréia (Org.); Vettorazzi, Egon (Org.) (EDUNILA, 2019)
      Esta cartilha é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA, com objetivo de analisar as diversas soluções populares para a moradia na região transnacional, especialmente ...
    • O Movimento Indígena no Brasil: da Tutela ao Protagonismo (1974-1988) 

      Brighenti, Clovis Antonio (Org.); Heck, Egon Dionisio (Org.) (EDUNILA, 2021)
      Este livro analisa como os indígenas no Brasil superaram as noções de tutela estatal e integração e abriram caminho para o reconhecimento da organização social, línguas, costumes, crenças e tradições. A primeira parte é ...
    • Narrando experiências formativas que valorizam pessoas, culturas e projetos no ambiente universitário: o caso da UNILA 

      Lima, Manolita Correia (Org.); Assumpção, Solange Rodrigues Bonomo (Org.); Prolo, Ivor (Org.); Vieira, Rosilene Carla (Org.) (EDUNILA, 2020)
      Narrando Experiências Formativas que Valorizam Pessoas, Culturas e Projetos no Ambiente Universitário: o Caso da UNILA reúne narrativas de 34 atores institucionais, das mais diversas nacionalidades e de diferentes segmentos ...
    • Poder pastoral e cuidado de si em Foucault 

      Barros II, João R. (EDUNILA, 2020)
      Como podemos compreender a atual conivência de cristãos com discursos de ódio e práticas de violência em nossa sociedade? O que tornou possível a disseminação de um moralismo insensível às questões sociais em um cenário ...
    • Por um ensino insurgente em arquitetura e urbanismo 

      Name, Leo (Org.); Moassab, Andréia (Org.) (EDUNILA, 2020)
      Pensar um ensino de arquitetura e urbanismo para o século XXI exige compreender esta área do conhecimento como parte das Ciências Sociais e, por isso, indissociada dos inescapáveis problemas dos saberes com base na ...
    • Revolução e paraíso: conflito de ideias na igreja latino-americana (1968-1979) 

      Queiroz, Alexandre (EDUNILA, 2021)
      Os sentidos conferidos ao conceito de Libertação expressaram significados políticos, sociais e religiosos na América Latina, sobretudo entre os anos 1960 e 70, e fomentaram um amplo debate sobre o papel da Igreja Católica ...
    • A Segunda Guerra Mundial e a Tríplice Fronteira: a vigilância aos “súditos do Eixo” alemães e italianos 

      Silva, Micael Alvino da (EDUNILA, 2021)
      Como o fenômeno global da Segunda Guerra Mundial impactou na então remota tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai? O livro A Segunda Guerra Mundial e a Tríplice Fronteira – A vigilância aos “súditos do eixo” ...