Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarisquirena, Gustavo
dc.contributor.authorBratschi, María Cecilia
dc.contributor.authorPaso, Mónica
dc.date.accessioned2020-03-28T15:20:55Z
dc.date.available2020-03-28T15:20:55Z
dc.date.issued2019-09-04
dc.identifier.citationCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5676
dc.descriptionO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.pt_BR
dc.description.abstractLa acreditación regional de carreras realizada en el MERCOSUR a partir de 2004, dio origen al Programa de Movilidad Académica Regional para las Carreras Acreditadas - MARCA - que desde 2006 ha facilitado el intercambio de estudiantes y docentes entre nuestras Universidades. En este artículo se realiza un balance de la experiencia desarrollada dentro del MARCA, desde su origen hasta la actualidad, centrado en las carreras de ingeniería agronómica de la región, en especial de las participantes en la Red denominada “Cooperación internacional en carreras de Ingeniería Agronómica del MERCOSUR: mejora de la enseñanza, de los proyectos académicos y de las capacidades de las universidades” (en adelante, Red-Agro). El Programa MARCA emerge del Plan Estratégico 2001-2005 del Sector Educativo del MERCOSUR. Las primeras carreras evaluadas fueron Agronomía, Ingeniería y Medicina; totalizando luego siete titulaciones principales. Los procesos de internacionalización y movilidad académica, impactan en forma positiva en diversas dimensiones de la vida universitaria, la cooperación interinstitucional y la contribución de la educación en la integración regional (2). Por nuestra parte, entendemos a la cooperación internacional como un medio para el desarrollo institucional y un modo de complementación de las capacidades de las universidades, permitiendo la integración y la realización de actividades conjuntas con fines de mutuo beneficio (1), (4).pt_BR
dc.description.sponsorshipNúcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILApt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducación universitariapt_BR
dc.subjectInternacionalizaciónpt_BR
dc.titleRed MARCA de cooperación y movilidad académica en Agronomíapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples