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dc.contributor.authorKaetsu, Suzie Terci
dc.contributor.authorVerdu, Fabiane Cortez
dc.date.accessioned2020-03-28T15:13:08Z
dc.date.available2020-03-28T15:13:08Z
dc.date.issued2019-09-04
dc.identifier.citationCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5674
dc.descriptionO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.pt_BR
dc.description.abstractA internacionalização do ensino superior tem sido um assunto importante na pauta das políticas educacionais e da gestão universitária. Trata-se de uma porta aberta ao conhecimento e ao crescimento dos envolvidos, seja em termos pessoais, institucionais, regionais e nacionais. Conhecer melhor a mobilidade acadêmica, quantitativa e qualitativamente, ofereceria bases relevantes para as decisões de políticas públicas e de gestão universitária, favorecendo a prática e a condução da escolha do destino, com objetivos e resultados planejados em conjunto. O objetivo do presente trabalho é descrever a mobilidade acadêmica no ensino superior entre países do hemisfério sul, particularmente entre países que compõem o Mercosul. Com base em dados fornecidos pela ¹UNESCO (2019) sobre a mobilidade acadêmica de estudantes e profissionais e sobre o fluxo de estudantes do ensino superior, além de algumas ideias pautadas nos trabalhos sobre o conhecimento global produzido no hemisfério sul ¹(Alcadipani,2012) e sobre a internacionalização do ensino superior no Mercosul ²(Botto,2015), desenvolveu-se este estudo teórico-empírico. Embora os dados empíricos sejam pautados em dados secundários oriundos dos relatórios da UNESCO, trata-se de uma extensa e confiável base de dados, envolvendo vários países e profissionais de pesquisa, e que é muitas vezes subutilizada dada a multiplicidade de dados e informações sobre o tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipNúcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMobilidade acadêmicapt_BR
dc.subjectInternacionalização da Educação Superiorpt_BR
dc.titleMobilidade acadêmica internacional: do sul para o sulpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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