Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOregioni, María Soledad
dc.date.accessioned2020-03-25T18:33:41Z
dc.date.available2020-03-25T18:33:41Z
dc.date.issued2019-09-04
dc.identifier.citationCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5658
dc.descriptionO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.pt_BR
dc.description.abstractLa internacionalización universitaria es un proceso multidimensional y complejo que involucra actores internacionales, regionales, nacionales, institucionales y sectoriales en un complejo entramado donde se disputan sentidos, que inciden en su orientación a partir de políticas de promoción y de evaluación (Oregioni, 2017). Consecuentemente, cuando analizamos el proceso de internacionalización universitaria en América latina nos preguntamos ¿Internacionalización para quién? ¿Internacionalización para qué? ¿Mediante qué instrumentos? En este contexto, las redes emergen como un instrumento que permite orientar el proceso de internacionalización hacia la integración regional, promovido desde organismos internacionales, como la UNESCO; regionales como el Sector Educativo del Mercosur; nacionales, como la Secretaria de Políticas Universitarias, e institucional, como la universidad. Retomando prácticas horizontales entre académicos, que cada vez se tornan más complejas a partir de incorporar a distinto tipo de pares e instituciones. Asimismo, pensar la internacionalización universitaria desde el Sur, complejiza el abordaje, a partir de las relaciones de poder a nivel internacional que inciden sobre las dinámicas de producción de conocimiento. En este sentido, desde una perspectiva de análisis histórica y contextual, diferenciamos las redes de cooperación sur-sur, de las redes de cooperación nortesur.pt_BR
dc.description.sponsorshipNúcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILApt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInternacionalización universitariapt_BR
dc.subjectCooperación Sur-Surpt_BR
dc.titleRedes de cooperación sur-sur en el contexto de internacionalización universitaria ¿Disputando el sentido o plegándose a las estrategias hegemónicas?pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples