Aulas de Geografia no ensino fundamental II e a questão da avaliação: as concepções de erro escolar em turams de 6º e 9º ano de uma Escola Estadual de Foz do Iguaçu/PR em 2019
Abstract
É comum professores no ensino básico associarem a concepção de erro ao fracasso escolar e, por sua vez, menos comum a associação do erro escolar a ideia de diagnostico para o/a docente trabalhar com o estudante ou de erro como uma hipótese que contribuirá no avanço do aprendizado do/as estudante. Os/as estudantes por sua vez acabam por assimilar a ideia de erro como algo ruim, que deve ser combatido e que ocorre na escola quando o sujeito não tem capacidade cognitiva. Levando em consideração a questão do erro escolar, buscou responder a pergunta: nas aulas de geografia, como os estudantes do ensino fundamental II concebem o erro e como eles reagem ao errar? Objetivou-se com esse artigo levantar e discutir as representações sociais sobre erro nas aulas de geografia dos/as estudantes em turmas de 6 º e 9 º anos de uma escola estadual em Foz do Iguaçu/PR em 2019. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa ao passo que se utilizou as representações sociais dos estudantes. Os procedimentos de pesquisa englobaram levantamento bibliográfico e também das representações sociais dos estudantes por meio de desenhos. Verificou-se que ainda é muito forte a ideia de erro como fracasso e de sentimentos negativos entre os estudantes. É importante discutir sobre a concepção de erro seja na formação inicial seja nas formações continuadas, levando os professores refletirem sobre suas práticas e o erro, passando a compreendê-lo como algo positivo e necessário para o/a estudante avançar na construção do seu conhecimento, em que pese nas aulas de geografia It is common for teachers in basic education to associate the concept of error with
school failure and, in turn, the association of school error with the idea of diagnosis for
the teacher to work with the student or of error as less likely to contribute to progress
of the student's learning. The students in turn end up assimilating the idea of error as
something bad, which must be combated and which occurs at school when the subject
has no cognitive capacity. Taking into account the issue of school error, it sought to
answer the question: in geography classes, how do elementary school students
conceive of error and how do they react when they make mistakes? The objective of
this article was to raise and discuss the social representations about error in the
geography classes of students in classes of 6th and 9th years of a state school in Foz
do Iguaçu / PR in 2019. This is a research qualitative approach while students' social
representations were used. The research procedures included a bibliographic survey
and also the students' social representations through drawings. It was found that the
idea of error as failure and negative feelings among students is still very strong. It is
important to discuss the concept of error, whether in initial training or in continuing
education, leading teachers to reflect on their practices and error, starting to understand
it as something positive and necessary for the student to advance in the construction
of their knowledge, in spite of geography classes