dc.contributor.advisor | Franzi, Juliana | |
dc.contributor.advisor | Sanches, Tiago Costa | |
dc.contributor.author | Stumpf, Pedro Felipe de Souza | |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T21:19:21Z | |
dc.date.available | 2019-12-10T21:19:21Z | |
dc.date.issued | 2019-12-10 | |
dc.identifier.citation | STUMPF, Pedro Felipe de Souza. Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História. 2019. 25 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/5362 | |
dc.description | Trabalho realizado sob orientação da professora
Juliana Franzi e coorientação do professor Tiago
Costa Sanches, como requisito para a obtenção do
diploma de Licenciado em História pela
Universidade Federal da Integração Latino
Americana | |
dc.description.abstract | A atual conjuntura política do Brasil, marcada por uma constante manipulação de
informações e distorção do ensino de História, explicita a necessária busca de ferramentas de
conscientização por meio de uma pedagogia latino-americana e da Didática da História. Neste
contexto, o presente trabalho assume como suporte teórico as obras de Paulo Freire e os conceitos
de Didática da História e consciência histórica do filósofo e historiador Jörn Rüsen. O objetivo que
orientou a realização da investigação foi o de identificar e analisar as contribuições de ambos os
autores para o ensino de História. Com base em uma pesquisa bibliográfica, o resultado do trabalho
revela que, a despeito de serem teorias cuja gênese encontra-se em campos de conhecimentos
distintos, elas possuem certos pontos de aproximação e apresentam grande potencialidade no
sentido de aportar para o ensino de História. | pt_BR |
dc.description.abstract | La situación política actual en Brasil, marcada por una manipulación constante de la
información y la distorsión de la enseñanza de la historia, hace explícita la búsqueda necesaria de
herramientas de sensibilización a través de una pedagogía y didáctica de la historia latinoamericana.
En este contexto, el presente trabajo asume como soporte teórico los trabajos de Paulo Freire y los
conceptos de Didáctica de la Historia y conciencia histórica del filósofo e historiador Jorn Rüsen. El
objetivo que guió la investigación fue identificar y analizar las contribuciones de ambos autores a la
enseñanza de la historia. Basado en una investigación bibliográfica, el resultado del trabajo revela
que, a pesar de ser teorías cuya génesis se encuentra en diferentes campos del conocimiento, tienen
ciertos puntos de enfoque y tienen una gran potencialidad para contribuir a la enseñanza de la
historia | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro | |
dc.subject | Jorn Rüsen (1938-) - historiador e filósofo alemão | |
dc.title | Contribuições de Paulo Freire e Jörn Rüsen para o Ensino de História | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |