O atendimento educacional aos alunos com altas habilidades/superdotação na Rede Pública Estadual do Paraná: uma história recente
Resumo
Na presente pesquisa, buscou-se analisar, de modo geral, o atendimento educacional oferecido aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ao longo da história. De modo mais específico, enfatizo-se o panorama histórico e atual no Estado do Paraná, cuja proposta educacional para esses alunos privilegia o apoio educacional especializado em Sala de Recursos. Para conhecer e analisar esse universo e a prática pedagógica nele empreendida, a pesquisa realizou-se inicialmente, pelo reconhecimento de Altas Habilidades e Superdotação. Em seguida foi realizado o levantamento, leitura e análise de textos e documentos oficiais acerca do tema. Os dados foram analisados tomando-se por base pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, segundo a qual a concretização das capacidades potenciais pressupõe a influência do social sobre o ser humano.
Assim, a educação escolar é primordial; para os alunos com AH/SD o acesso a instrumentos tecnológicos e a aquisição dos conteúdos científicos, trabalhados no contexto escolar – mediadores culturais – contribuem para o desenvolvimento de um potencial humano que, se ignorado, pode se tornar limitado ou até mesmo bloqueado. Ainda que esse serviço de apoio especializado esteja longe dos objetivos para os quais foi pensado, especialmente no que se refere à formação de professores e à falta de recursos materiais, os dados colhidos demonstraram o quanto esse ambiente educacional e a dinâmica pedagógica ali desenvolvida propiciam a aquisição de novos conteúdos. Concluiu-se que, quando este serviço de apoio especializado estiver bem estruturado, deverá ser oferecido a todos os alunos. Educational service to high capacity or gifted students throughout history is
investigated. The conditions present in the state of Paraná, Brazil, whose educational
proposal for these students provides them with specialized help in Resourceful
Classes, are put in the limelight. A survey and the reading and analysis of texts and
official documents on the theme were undertaken. Data were analyzed according to
the Historical and Cultural Theory, according to which the concretization of potential
abilities presupposes social influence on the person concerned. Whereas schooling
education is of paramount importance, in the case of gifted students, access to
technological instruments and the acquisition of scientific contents worked out within
the school environment – cultural mediators – contribute towards the development of
a human potentiality that may be restricted and impaired if shunned. Even though
such service may be far from the ideal, especially with regard to teacher training and
lack of material resources, data showed that such an educational environment and
pedagogical dynamics developed aid in the acquisition of new knowledge. When
such specialized service is better equipped it should be offered to all students