• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
Search 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC2 - Especialização
  • Ensino de História e América Latina
  • Search
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC2 - Especialização
  • Ensino de História e América Latina
  • Search
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Search

Show Advanced FiltersHide Advanced Filters

Filters

Use filters to refine the search results.

Now showing items 1-10 of 20

  • Sort Options:
  • Relevance
  • Title Asc
  • Title Desc
  • Issue Date Asc
  • Issue Date Desc
  • Results Per Page:
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
Thumbnail

Manifesto Porongos (RAFUAGI): Batalhando pela Memória Social 

Hendges, Laís Griebeler (2022)
Neste trabalho analisamos, do ponto de vista da construção da memória social, o documentário Manifesto Porongos (RAFUAGI) (2016). O objetivo é pensar como essa produção audiovisual contribui para os debates sobre as ...
Thumbnail

Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticos 

Butzen, Gabriel Antonio; Geraldo, Endrica (2022)
As pesquisas sobre os trabalhadores durante o período da ditadura civil-militar brasileira foram realizadas desde a década de 1970 focadas principalmente no “novo sindicalismo” em contraposição ao “sindicalismo populista”. ...
Thumbnail

Formação Docente e Estágio Obrigatório: Contribuições da Disciplina para a Formação e a Prática Profissional de Professores de História 

Silva, Rogério Anderson (2022)
O presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História ...
Thumbnail

O Caribe Insular e o Haiti: uma Radiografia da História Acadêmica no Brasil (2010-2020) 

Pierre Louis, Loudmia Amicia (2022)
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) faz uma radiografia dos estudos históricos acadêmicos relacionados ao Caribe insular e especificamente ao Haiti, no Brasil durante a última década. Nos interessamos em analisar se ...
Thumbnail

Homeschooling no Brasil: Influência Estadunidense e a Brasil Paralelo 

Albuquerque, Bianca Gabriele Mariz de (2022)
A modalidade homeschooling tem origem estadunidense fomentada pela direita cristã e direita libertária ultraliberal, as quais são de igual maneira canais de influência no Brasil. Tais direitas replicam na sociedade ...
Thumbnail

Movimento da Liberdade: Lutas pela Terra-memórias do acampamento do MST Sebastião Camargo São Miguel do Iguaçu 

Mora Rios, Lina Sofia (2022)
El objetivo de este artículo es relatar las experiencias de enseñanza-aprendizaje realizadas de Julio a Diciembre del 2021 en el campamento del Movimiento de trabajadores rurales Sin Tierra MST Sebastião Camargo-São Miguel ...
Thumbnail

O (Não) Lugar do Folclore no Currículo da Educação Básica 

Nascimento Barros, Luis Fernando; Franzi, Juliana (2022)
O presente artigo analisa a temática do folclore no currículo da Educação Básica em contexto nacional. Para isso, investiga alguns documentos curriculares, a exemplo dos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base ...
Thumbnail

Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania” 

Garcia, Edrielton dos Santos (2022)
O presente trabalho irá analisar o livro didático do oitavo ano “História, Sociedade e Cidadania” a fim de perceber as possibilidades para desenvolver um Ensino de História da América Latina na região da Tríplice Fronteira. ...
Thumbnail

Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard 

Staudt, Taíse (2022)
Este artigo busca eleger alguns diálogos no que diz respeito ao silenciamento que envolve a Revolução Haitiana dentro do Ensino de História no Brasil e elaborar uma possibilidade de caminho de diálogo a partir de um plano ...
Thumbnail

Desafios do Ensino de História em Contexto de Aulas Remotas 

Conte, Fabiana (2022)
Neste período pandêmico tivemos que nos adaptar com uma repentina e grande mudança. Nos vimos obrigados a deixar a sala de aula presencial e nos colocarmos em frente as telas para turmas virtuais. Com essa “nova modalidade ...
  • 1
  • 2

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Discover

AuthorFranzi, Juliana (2)Aguirre, Febe Mariana (1)Albuquerque, Bianca Gabriele Mariz de (1)Alparone, Rafaella Barbosa (1)Butzen, Gabriel Antonio (1)Conte, Fabiana (1)Fiorotti, Cíntia (1)Gabilan, Katarina Kristie Martins Lopes (1)Garcia, Edrielton dos Santos (1)Geraldo, Carmem Machado (1)... View MoreSubjectAbya Yala; colonialidad; cuerpas gordas; gordofobia; proyecto corporal colonial civilizatorio; patologización de la gordura (1)Base Nacional Comum Curricular (1)BNCC; Currículo; PCNs; Folclore. (1)Didática da História; Aprendizagem histórica; Pedagogia da Memória; Jovens e Memória. (1)ditadura civil-militar (1)Educación; Interculturalidad; Yryapu; Mbya Guaraní; Misiones. (1)educação; artes visuais; história; MST (1)Ensino de História, América Latina, livro didático. (1)Ensino de História. Covid-19. BNCC. (1)Estudos históricos. História acadêmica. Haiti. Caribe insular. (1)... View MoreDate Issued
2022 (20)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV