• português (Brasil)
    • español
    • English
  • español 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
Listar Ensino de História e América Latina fecha de publicación 
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC2 - Especialização
  • Ensino de História e América Latina
  • Listar Ensino de História e América Latina fecha de publicación
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC2 - Especialização
  • Ensino de História e América Latina
  • Listar Ensino de História e América Latina fecha de publicación
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Ensino de História e América Latina por fecha de publicación

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 34

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Ensaio crítico sobre o ensino de histórias e culturas dos povos indígenas em centro municipal de educação infantil, do município de Foz do Iguaçu/PR 

      Santos, Simone Rejane dos (2019-12-11)
      Comumente os professores da Educação Infantil realizam atividades sobre a temática indígena no dia 19 de abril, em comemoração ao “Dia do Índio”. Assim, entrevistamos 07 (sete) professores do Centro Municipal de Educação ...
    • A Construção da Memória na Infância: Machuca e o Ano em que meus Pais saíram de Férias 

      Calil, Anderson Salim (2019-12-12)
      O objetivo deste artigo é estudar a construção narrativa sobre as ditaduras civis militares - Chile e Brasil - pelo olhar infantil nos filmes Machuca (2004), de Andres Wood e O ano em que meus pais saíram de férias (2006), ...
    • Gestão participativa: reflexões sobre a participação da família na escola 

      Cruz, Fabiana Aparecida da (2019-12-12)
      Esta pesquisa tem como objetivo analisar a participação das famílias na vida escolar dos filhos e discutir quais as concepções e expectativas da comunidade escolar em relação a sua responsabilidade no processo educativo e ...
    • O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu 

      Oliveira, Carmo Bráz de (2019-12-12)
      Este trabalho, “O currículo de história nos anos iniciais do ensino fundamental de Foz do Iguaçu” tem como objetivo geral: Identificar, a partir da leitura do planejamento de História da Rede Municipal de Ensino de Foz do ...
    • Educação escolar indígena e o Estado Novo 

      Santos, Ellen Vieira dos (2019-12-12)
      O artigo analisa o papel da educação escolar indígena oferecida dentro dos postos indígenas comandados pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI), na vigência do Estado Novo. Através de uma revisão bibliográfica, buscamos ...
    • A Construção da Memória na Infância: Machuca e o Ano em que Meus Pais Saíram de Férias 

      Calil, Anderson Salim (2019-12-12)
      O objetivo deste artigo é estudar a construção narrativa sobre as ditaduras civis militares - Chile e Brasil - pelo olhar infantil nos filmes Machuca (2004), de Andres Wood e O ano em que meus pais saíram de férias (2006), ...
    • Representações de José Gaspar Rodríguez de francia a partir do Manual Didático 

      Leal, Osni Cesar da Luz (2020-01-21)
      O artigo se propõe a analisar as representações de José Gaspar Rodríguez de Francia nos “manuais didáticos” de história na rede de ensino do Paraguai. O trabalho objetiva analisar a construção da sua imagem pública através ...
    • Migrações, trabalho, desenvolvimento e possibilidades do ensino de história: o jornal Alerta Geral (1992-1993) 

      Santos Junior, Edson dos (2020-02-20)
      Este artigo discorre sobre o ensino de história a partir da imprensa sindical de trabalhadores urbanitários em Foz do Iguaçu, cidade situada na fronteira trinacional entre Argentina, Brasil e Paraguai. Para isto, recolhe ...
    • Sexualidade e protagonismo na película Frida 

      Lima, Daiane Soares de (2020-02-20)
      Esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma análise crítica a respeito do filme Frida, uma produção estadunidense de 2002, de gênero drama-biografia, com direção de Julie Taymor e roteiro baseado no livro da historiadora ...
    • Migração e Escola: uma fronteira de desafios para o ensino de História na cidade de Medianeira 

      Brandão, Maria Aparecida Pereira (2020-02-21)
      O artigo analisa os processos migratórios com destino em Medianeira/PR, considerando-a, na região fronteiriça, um dos circuitos imigrantes em busca de trabalho. A pesquisa mostra como cidades do oeste do Paraná, no caso ...
    • Transnacionalidade em conflito: entre o protagonismo e adaptação ao contexto escolar 

      Neves, Franciele Cristina (2020-02-23)
      Com o advento dos fluxos globais, a diversidade, em suas mais variadas naturezas, está presente em todas as instituições sociais, não sendo diferente na área da educação. Entre as distinções encontradas no contexto escolar, ...
    • Olhares femininos sobre a memória da luta pela terra no extremo oeste do Paraná 

      Paiva, Daniela Andressa Minuceli (2020-02-24)
      O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, (MST) são um dos mais expressivos movimentos sociais que intentam a transformação da paisagem social brasileira, através da luta pela terra. No entanto, algumas estruturas ...
    • As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu 

      Tomé, Bruna Rafaela Teles (Bruna Rafaela Teles Tomé, 2020-02-27)
      Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de curso e analisa a percepção dos professores sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades. Buscou-se compreender como os(as) professores(as) ...
    • As relações de aluno e professor na disciplina de História nas turmas de 5º ano das séries iniciais, ra Rede Municipal de Foz do Iguaçu 

      Araújo, Mayck Pereira de (2020-02-27)
      Apresentação sobre como se dá as relações de aluno e professor, na disciplina de História, dentro das séries iniciais, dos ensino fundamental da rede municipal de Foz do Iguaçu. Quais seriam os motivos que fazem o aluno ...
    • História e Cinema: uma Leitura do Filme Frida (2002) 

      De Lima, Daiane (2021-06-23)
      Esta pesquisa procura tratar da ausência e da presença das mulheres na historiografia, a partir dos pressupostos do movimento feminista, dos novos paradigmas científicos e da contribuição dos Annales, que permitiram um ...
    • Manifesto Porongos (RAFUAGI): Batalhando pela Memória Social 

      Hendges, Laís Griebeler (2022)
      Neste trabalho analisamos, do ponto de vista da construção da memória social, o documentário Manifesto Porongos (RAFUAGI) (2016). O objetivo é pensar como essa produção audiovisual contribui para os debates sobre as ...
    • Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticos 

      Butzen, Gabriel Antonio; Geraldo, Endrica (2022)
      As pesquisas sobre os trabalhadores durante o período da ditadura civil-militar brasileira foram realizadas desde a década de 1970 focadas principalmente no “novo sindicalismo” em contraposição ao “sindicalismo populista”. ...
    • Formação Docente e Estágio Obrigatório: Contribuições da Disciplina para a Formação e a Prática Profissional de Professores de História 

      Silva, Rogério Anderson (2022)
      O presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História ...
    • O Caribe Insular e o Haiti: uma Radiografia da História Acadêmica no Brasil (2010-2020) 

      Pierre Louis, Loudmia Amicia (2022)
      Este trabalho de conclusão de curso (TCC) faz uma radiografia dos estudos históricos acadêmicos relacionados ao Caribe insular e especificamente ao Haiti, no Brasil durante a última década. Nos interessamos em analisar se ...
    • Homeschooling no Brasil: Influência Estadunidense e a Brasil Paralelo 

      Albuquerque, Bianca Gabriele Mariz de (2022)
      A modalidade homeschooling tem origem estadunidense fomentada pela direita cristã e direita libertária ultraliberal, as quais são de igual maneira canais de influência no Brasil. Tais direitas replicam na sociedade ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV