Search
Now showing items 1-8 of 8
La Educación Intercultural Bilingüe del Pueblo Pemón dentro de la Localidad de Santa Elena de Uairén, Venezuela
(2023)
El pueblo Pemón es uno de los mayores pueblos indígenas en Venezuela, una de sus principales
características es su alto nivel de organización en la lucha para el reconocimiento de sus derechos
como pueblo originario. El ...
Medida Provisória e o Cinema Nacional: uma Nova Possibilidade de Representação
(2023)
A necessidade de uma indústria cinematográfica que represente a população brasileira de
uma forma não estereotipada e pejorativa é de vital importância. O presente trabalho con siste em uma pesquisa qualitativa junto de ...
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
(2023)
Este trabalho tem como objetivo analisar a reforma curricular implementada no Novo Ensino Médio no Brasil a partir de 2022, focando na análise de um dos volumes da coleção de material didático "Identidade Em Ação", produzida ...
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
(2023)
A presente pesquisa buscou apresentar e defender a importância da aprendizagem histórica, do
ensino de história, para a vida e, principalmente, para o atual cenário educacional brasileiro,
desvendando seu caráter de ...
O Suporte Pedagógico aos Estudantes com TDAH no Ensino Superior: Reflexos de uma Estudante com TDAH
(2023)
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um transtorno de neurodesenvolvimento, que é classificado em três categorias, que são: desatenção, hiperatividade/impulsividade e combinado. O TDAH é identificado com ...
O Capital Financeiro e o Neoliberalismo: um Novo Marco na Expansão do Ensino Superior no Brasil
(2023)
O objetivo deste artigo é compreender as razões da expansão da educação superior no Brasil, entre
os anos de 1990 e 2010, retomando o período histórico anterior que gerou a crise capitalista e
desencadeou transformações ...
A África tem História: Encobrimento Europeu e a Perspectiva Africana no Pensamento de Joseph Ki-Zerbo sobre a Historicidade Africana
(2023)
No momento que a Europa passava por um processo de cientificação de suas ciências humanas,
especialmente a História, ao longo dos séculos XIX e XX. O continente africano, além de estar
resistindo e lutando contra o ...
Aprendizagem Histórica e Pedagogia da Memória: Possíveis Diálogos a partir do Programa Educativo Jóvens y Memoria: Recordamos para el Futuro
(2023)
Este trabalho pretende aproximar o processo de aprendizagem histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da pedagogia da memória, empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: recordamos para el ...