• português (Brasil)
    • español
    • English
  • español 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
Listar TCC - História - Licenciatura fecha de publicación 
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • Listar TCC - História - Licenciatura fecha de publicación
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • Listar TCC - História - Licenciatura fecha de publicación
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar TCC - História - Licenciatura por fecha de publicación

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 61

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • O que aconteceu com as pessoas? A ditadura nos livros didáticos de História 

      Silva, Rogério Anderson da (2018-11-23)
      O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre a participação de civis na abordagem da última ditadura brasileira em livros didáticos de História, que circularam no país durante o final do regime e nas ...
    • Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai 

      Costa, Rayane Pereira Guimarães; Brighenti, Clovis Antonio (2018-11-26)
      Pelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, ...
    • YouTube como plataforma para o ensino de História: na era dos “professores-youtubers” 

      Queiroga Júnior, Tarcísio Moreira de (2018-12-03)
      Este artigo é fruto de uma pesquisa que procurou compreender como se dá o processo de ensino de História no YouTube, a partir de um estudo de caso de "professores-youtubers". Investigou-se youtubers que utilizam a plataforma ...
    • Ensino de História Indígena em livros didáticos: uma análise de conetúdos 

      Macedo, Elenice Alves de (2018-12-05)
      O estudo da questão do indígena foi negligenciado na história do Brasil. Os indígenas eram vistos como do passado e que sua sobrevivência, quando admitida, era apenas física, já que esses povos deveriam ser integrados a ...
    • Pensando a Interssecionalidade a partir da narrativa fílmica "Domésticas": Uma pesquisa propositiva para a Didática da História 

      Pereira, Angélica Aparecida Reis (2018-12-06)
      A proposta deste artigo consiste em analisar a produção áudio- visual “Domésticas. O filme” (2001), Por meio dos aportes teóricos do campo da Didática da História, sobretudo cultura histórica (RÜSEN, 1994), narrativa ...
    • A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica 

      Goes, Andrew Cesar de (Andrew Cesar de Goes, 2018-12-07)
      A Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai, tem sido tema de pesquisa e debate desde o final do conflito em 1870 até a atualidade. Ao largo deste período, diversas interpretações, abordagens e métodos historiográficos ...
    • A representação dos Mapuches nos livros didáticos chilenos: os historiadores e a criação/perpetuação de estigmas 

      Geraldo, Carmem Machado (2018-12-10)
      O disposto trabalho tem como principal objetivo discutir de que forma os indígenas Mapuches são representados nos livros didáticos chilenos atuais, buscando com isso ser capaz de analisar a persistência e/ou novas ...
    • Estágio obrigatório como lugar de pesquisa: cultura escolar e formação docente 

      Daderio, Alessandro da Costa (Alessandro Daderio, 2018-12-10)
      O disposto trabalho tem como principal objetivo de demonstrar a partir das experiências de estágio a importância da pesquisa da cultura escolar na formação docente, neste sentido o trabalho ressalta que investigar e ...
    • Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012) 

      Pereira, Maria Luiza Viana (2018-12-13)
      O objetivo deste estudo preliminar é ter uma amostra de como a obrigatoriedade curricular do ensino de história afro-brasileira, segundo a lei 10.639/03, foi recebida no curso de graduação em história, grau licenciatura e ...
    • Música no ensino de História Local: a cultura juvenil no processo ensino aprendizagem 

      Santos, Alexssandro Aparecido dos (2018-12-15)
      O objetivo desse artigo é fazer uma análise do processo de aprendizagem de estudantes do ensino público que se encontram em zonas desprivilegiadas do município de Foz do Iguaçu, trabalhando como cultura primeira a música. ...
    • A superexploração da força de trabalho e suas influências na escola: entre a experiência de forma-se como professor e a situação da realidade brasileira 

      Ribeiro, Rafael (Tiago Costa Sanches, 2018-12-15)
      A pesquisa aqui desenvolvida tem por finalidade demonstrar como as relações de trabalho influenciam na experiência educacional do educador e do educando. O autor que nos oriente sobre a experiência pedagógica na realidade ...
    • Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história. 

      Carbunck, Ana Lídia Crispim (2018-12-17)
      Este trabalho teve o intento um mapear o livro didático manuseado em sala de aula, a partir da ótica do professor que o utiliza e propor outras fontes de conhecimento, e a execução de uma aula-oficina com estudantes que ...
    • Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube 

      Presse, Jean Aparecido (2018-12-17)
      O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Curso de História – Licenciatura da Unila sobre os usos públicos da Ditadura civil-militar do Brasil em cinco canais de História no YouTube, apresentados ...
    • Che ñe' ẽ - a língua guarani nas escolas de Foz do Iguaçu 

      Mongelos, Ivanilda da Silva (Ivanilda da Silva Mongelos, 2018-12-17)
      O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os desafios enfrentados pelos alunos falantes de Guarani nas escolas públicas da cidade de Foz do Iguaçu. O objetivo foi entender qual a história da região com a ...
    • A representação do trabalho em Livro Didático e Apostila de História do EJA 

      Moura, Felipe Lenon Da Silva (2019)
      Pedra angular deste trabalho vem a ser a investigação dentro dos materiais didáticos de ensino do EJA (Educação Jovens e Adultos) de Foz do Iguaçu buscando identificar como se é representado o conceito de trabalho ...
    • El documental Guerra do Paraguai - A Nossa Grande Guerra y las visiones de los profesores 

      Salinas Benitez, Alba Beatriz (2019-01-07)
      El documental “Guerra do Paraguai – A nossa Grande Guerra” (RUAS, 2015) trae en su contenido declaraciones de especialistas, narraciones y produce escenas con el objetivo de reconstruir y explicar la Guerra de la Triple ...
    • Levantamento de Documentação sobre o Uso de Filmes no Ensino de História na América Latina 

      Butzen, Gabriel Antonio (2019-07-15)
      O artigo propõe um levantamento bibliográfico sobre a temática do filme no ensino de História na América Latina. Em um primeiro momento da investigação, foram levantados 51 textos que tratavam do assunto. Após o fichamento ...
    • A Produção Cultural territorializada como um processo educativo e de práxis política: um relato de experiência do F5 - Festival de Cultura Independente de Contagem. 

      Araújo, Dâmaris Starling Ferreira (2019-11-14)
      Este trabalho propõe examinar a questão da produção cultural dentro do marco epistêmico da educação popular, investigando seus potenciais para a existência de uma práxis política dos sujeitos que atuam em territórios ...
    • Ditadura Militar e o ensino de História: uma análise comparativa entre o caso brasileiro e o caso chileno 

      Pedrozo, João Victor da Silva (2019-11-23)
      Diversos países da América Latina passaram por ditaduras militares e em todos eles o sistema educativo foi um dos primeiros alvos de controle e de reestruturação. O ensino de História também passa a assumir novos objetivos ...
    • Uma reflexão sobre uso das tics no cotidiano escolar a partir da experiência de estágio na licenciatura de história 

      Herrero, Jorge Luis Gomes Martin (2019-11-27)
      O presente artigo busca questionar sobre a utilização das tecnologias no cotidiano escolar, levando em consideração a influência exercida pelos dispositivos de comunicação e informação digital. A tecnologia permeia nossa ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV