Buscar
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
(2018-11-26)
Pelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, ...
Centralidades e Imagens de Fronteira: a relação de Foz do Iguaçu com seu contexto local
(2018-07-13)
Este trabalho, vem sendo realizado desde o ano de 2014 na Universidade
Federal da Integração Latino-Americana, como projeto de Iniciação Científica,
que desde seu princípio, visou a investigação das centralidades urbanas ...
O papel da OIT na interlocução do combate à exploração sexual infantojuvenil na Tríplice Fronteira (2001-2005)
(2018-10-24)
O presente artigo se vale da análise do papel da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no combate à exploração de crianças e adolescentes na Tríplice Fronteira, entre 2001 e 2005, para refletir sobre a atuação de um ...
Combate ao crime organizado transnacional na Tríplice Fronteira
(2018-10-16)
A reorganização do crime após a intensificação do processo de integração econômica trouxe desafios às relações internacionais contemporâneas, e, em especial à área de segurança. A atenuação das linhas de fronteira e o ...
Espacio-temporalidad en las migraciones: indígenas Guaraní en conflicto con el desarrollo antidemocrático o desarrollismo
(2018-10-09)
El presente artículo problematiza las migraciones indígenas guaraní en el territorio de la frontera binacional entre Brasil y Paraguay. Desde el materialismo histórico y del concepto de espacio-temporalidad, se pretende ...
Análise do processo de securitização e inclusão da Tríplice Fronteira na “guerra ao terrorismo”
(2018-10-11)
Ao analisar o expressivo destaque e a grande visibilidade que a região da Tríplice Fronteira, área que envolve as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina) adquiriu ao longo ...