dc.contributor.author | Schactai, Dhyandra Montani | |
dc.contributor.author | Germinari, Geyso Dongley | |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T12:58:14Z | |
dc.date.available | 2018-11-06T12:58:14Z | |
dc.date.issued | 2018-01-15 | |
dc.identifier.citation | SCHACTAI, Dhyandra Montani; GERMINARI, Geyso. USO DO TEATRO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PRÁTICA CONSTRUTIVA DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ARTE... In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78026-USO-DO-TEATRO-NO-ENSINO-DE-HISTORIA--UMA-PRATICA-CONSTRUTIVA-DE-CONHECIMENTO-ATRAVES-DA-ARTE>. Acesso em: 06/11/2018 12:57 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-85-5722-053-9 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4192 | |
dc.description | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ensinar o conteúdo de História simplesmente com fatos e datas, sem desenvolver a
criticidade dos alunos torna o ensino com uma função apenas reprodutiva e irreflexiva. Como
professores, devemos ressignificar a prática fazendo com que se desperte através da educação
de História a reflexão e consciência histórica. Quando o professor faz uso do teatro, uma arte
milenar, como ação de aprendizagem abre aos estudantes, novas possibilidades de desvendar
a História. A construção do conhecimento histórico com metodologias que façam ler e agir o
mundo de alunos e professores é uma prática transformadora. Partindo desta proposta foi
desenvolvido no Colégio Estadual João XXIII de Irati- Paraná pelos bolsistas do PIBID uma
pequena peça teatral com participação dos alunos do 2o ano, o palco histórico foi a Revolução
Americana. Utilizando-se do teatro procurou construir-se uma nova filosofia de educação que
conduzisse o aluno a um processo de autonomia na construção do conhecimento | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PIBID/ CAPES- UNICENTRO | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Even3 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.title | Uso do Teatro no ensino de história: uma prática construtiva de conhecimento através da arte | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |