dc.contributor.author | Debald, Blasius Silvano | |
dc.contributor.author | Almeida, Bruna Kalb de | |
dc.contributor.author | Paiva, Daniela Andressa Minuceli de | |
dc.date.accessioned | 2018-11-05T18:30:30Z | |
dc.date.available | 2018-11-05T18:30:30Z | |
dc.date.issued | 2018-01-15 | |
dc.identifier.citation | DEBALD, Blasius Silvano et al.. CIDADANIA E EDUCAÇÃO: HISTÓRIA LOCAL COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA... In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78023-CIDADANIA-E-EDUCACAO--HISTORIA-LOCAL-COMO-MEIO-DE-DESENVOLVIMENTO-DA-CIDADANIA>. Acesso em: 05/11/2018 18:29 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-85-5722-053-9 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4188 | |
dc.description | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo analisa o desenvolvimento da cidadania e o processo de
humanização em crianças e adolescentes a partir da História local. O viés
investigativo é norteado pela educação não formal em um bairro de Foz do Iguaçu -
PR. Considerando que a comunidade atendida se encontra em uma região de
vulnerabilidade social e marginalização dos processos de desenvolvimento humano,
a finalidade é propor atividades através da aplicação do Projeto Cidadania e
Humanização realizado a partir de 2017 no local. A questão norteadora orienta-se
pela observação de mudança do comportamento dos participantes em relação aos
aspectos de cidadania e humanização. A metodologia a ser aplicada é a da História
Oral e de Vida. Procura-se mapear, ainda, um desenvolvimento do sentimento de
pertencimento e de identidade junto à comunidade. Espera-se que os processos de
estudo da História local desencadem um senso de responsabilidade social, cidadã e
maior integração entre os componentes comunitários | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIAMÉRICA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Even3 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Cidadania e educação: história local como meio de desenvolvimento da cidadania | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |