Golpe de Estado ou Revolução? A construção de consciência histórica por meio da análise de fontes históricas referentes aos acontecimentos políticos do Brasil de 1964
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Data
2018-01-15Autor
Cardoso, Sara de Souza
Alves, Ronaldo Cardoso
Metadata
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O presente trabalho, inserido no campo das pesquisas de interface entre a
Didática da História e a Educação Histórica, tem por objetivo analisar a construção
narrativa de estudantes do 9 o .ano do Ensino Fundamental, de uma das escolas da rede
pública estadual de ensino, da cidade de Assis – SP, elaboradas a partir do trabalho, em
sala de aula, com fontes históricas referidas nos acontecimentos políticos do Brasil de
1964, estudando posicionamentos e argumentos que identificam tais fatos como golpe
de estado ou revolução. Baseado em teóricos da História como RÜSEN (2001) e
KOSELLECK (2006), bem como em pesquisadores da Educação Histórica como
BARCA & GAGO (2001), ASHBY (2006), CAINELLI & SCHMIDT (2012), SIMÃO
(2008) e ALVES (2013), a pesquisa trabalha com a análise de conceitos substantivos
(revolução, golpe de estado) e de segunda ordem ou meta-históricos (Evidência
Histórica, Explicação Histórica), com vistas a investigar a construção de consciência
histórica na análise da produção escrita dos jovens