Formação continuada de alfabetizadores no PNAIC: a experiência da Universidade Estadual de Ponta Grossa
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Date
2017Author
Martiniak, Vera Lucia
Cruz, Mirian Margarete Pereira da
Kubaski, Luciana
Sousa, Nilvan Laurindo
Metadata
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O texto apresenta resultados das estratégias formativas utilizadas para o
desenvolvimento das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -
PNAIC - na Universidade Estadual de Ponta Grossa. O PNAIC tem como objetivo
contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais,
na área de Alfabetização e Matemática, assegurando que todas as crianças estejam
alfabetizadas até os oito anos de idade. O projeto foi implementado pela UEPG
oferecendo suporte à ação pedagógica dos professores, contribuindo para elevar a
qualidade do ensino e aprendizagem da linguagem. Foram propostas situações que
possibilitaram reflexão e construção do conhecimento, como processo contínuo de
formação docente. Para efetivação do projeto foi necessário formar um quadro de
professores orientadores que desenvolveram grupos de estudos com cursistas para
promover a compreensão a respeito do processo de alfabetização e letramento e
necessidade de uma cultura de formação continuada no município,
de
forma
autônoma e colaborativa. Os orientadores participaram das formações ministradas
pelos formadores da Universidade e acompanharam e subsidiaram a prática dos
professores alfabetizadores em sala de aula. Nos municípios organizam encontros
com alfabetizadores para estudos de textos, análise da prática pedagógica,
planejamento do trabalho pedagógico, intervenção e avaliação das propostas
implementadas. O projeto de extensão permitiu aliar ensino e pesquisa e destacar
alguns pontos que devem ser aprofundados e considerados em
futuras ações.
Dentre eles, verificou-se a partir dos relatos dos professores que houve mudanças
de suas concepções no que se refere à alfabetização, linguagem, escola, aluno e
currículo. Observou-se
comprometimento
dos professores durante todo curso,
demonstrando que compreendem o papel importante
que
desempenham
no
contexto escolar, e que ensinar é realmente um ato político