O xadrez como alavanca no desenvolvimento educacional

Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Mülhbauer, Marlon
Maroso, André Mateus Carlon
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente projeto tem como finalidade utilizar o jogo de xadrez como
instrumento para desenvolver as habilidades matemáticas de alunos da Educação
Básica. Considerando que o jogo de xadrez possui uma história bastante antiga e
que sempre fez parte da matemática, é que despertou a necessidade de criar
alternativas para auxiliar alunos no processo ensino aprendizagem de matemática.
Neste sentido, propõe-se neste projeto um conjunto de atividades envolvendo o jogo
de xadrez para ser aplicado num grupo de alunos de 4o a 7o anos do Ensino
Fundamental da Escola Básica João José de Souza Cabral, em Canoinhas-SC.
Neste conjunto proposto, destacam-se: aulas teóricas para ensinar as bases do
xadrez, jogos entre os alunos e um torneio, ao final, para avaliar as qualidades e
reais condições de cada aluno. Durante a aplicação das atividades, será realizado
um acompanhamento sistemático de cada aluno, juntamente com o apoio da equipe
pedagógica da instituição parceira, para quantificar o quanto ele desenvolveu seu
raciocínio durante o projeto. Para o desenvolvimento do projeto, ainda, conta-se com
a
participação
de
um
aluno
bolsista
(APROEX
01/2017),
auxiliando
no
desenvolvimento geral das aulas, auxílios nas atividades e criação de uma apostila
de xadrez para iniciantes, a ser disponibilizada aos alunos. Até o momento se tem
atingido boa parte dos resultados esperados e objetivos propostos e, ao final,
espera-se que se atinja a excelência