Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Marcus Vinícius Carvalho
dc.contributor.authorJung, Neiva Maria
dc.date.accessioned2018-05-03T17:19:38Z
dc.date.available2018-05-03T17:19:38Z
dc.date.issued2014-11
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3609
dc.descriptionEsta publicação contém uma coletânea de textos produzidos pelos participantes do Seminário Ibero-Americano da Diversidade Linguística, que aconteceu em Foz do Iguaçu, Paraná, de 17 a 20 de novembro de 2014. O evento foi organizado pelo Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan e pela Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura. Contou com a parceria e apoio da Universidade de Integração Latino-Americana (Unila), da Itaipu Binacional e da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) - Produção e Gestão do Conhecimento sobre a Diversidade Linguísticapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre o que constitui a pai- sagem linguística do cenário fronteiriço Brasil, Paraguai, Argentina e os entrelaçamentos dessa paisagem com o letramento escolar. Além do mul- tilinguismo próprio desse cenário, dado pela presença do português, espa- nhol e guarani, há outras línguas dos vários grupos imigrantes, como árabes e coreanos na cidade de Foz Iguaçu. No entanto, permanece, no Brasil, uma noção idealística de sermos um país monolíngue em português (BAGNO, 2013; FARACO, 2008), e exames nacionais apontam para índices bastante baixos dos nossos alunos, na Educação Básica. Pretende-se, então, apreen- der as práticas letradas nesse cenário emergente e marginalizado, focado pelas políticas públicas brasileiraspt_BR
dc.description.sponsorshipDepartamento do Patrimônio Imaterial do Iphan; Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura; Universidade de Integração Latino-Americana (Unila); Itaipu Binacional e da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDiversidade Linguísticapt_BR
dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
dc.subjectPatrimônio imaterialpt_BR
dc.title"As Línguas Fazem-nos Ser": superdiversidade e letramento escolar em cenário transfronteiriçopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples