Itens para a visualização no momento 21-29 of 29

    • Do enunciado à aforização 

      Bachi, Lilian (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      Esta pesquisa se justifica em três esferas: acadêmica: como contribuição científica oferecendo ao meio uma reflexão sobre o estudo dos discursos aforizados; profissional: por propor uma possibilidade de análise dos ...
    • A fonética e a fonologia no livro didático: a questão das variantes linguísticas 

      Oliveira, Daniele; Kerkhoven, Rebeca Cristina (2017-08-23)
      Apresenta-se, nesta investigação, uma análise e reflexão dos encaminhamentos de atividades e conteúdos referentes à disciplina de Fonética e Fonologia no livro didático “Português Contemporâneo; diálogo, reflexão e uso”, ...
    • A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente 

      Horst, Tatiane; Schmitt, Vanessa Luana (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O ensino de gramática nas línguas estrangeiras recebeu diferentes enfoques ao longo da história do ensino de línguas, figurando em ambos os extremos: desde a sua idolatria até a sua completa aversão, nos últimos tempos. ...
    • Soldados de salamina: hibridación genérica, verosímil histórico y protocolos de lectura 

      Back, Rogério (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      Una de las características de las obras literarias contemporáneas es su complejidad estructural generada a partir de la hibridación genérica. Mezclar elementos estilísticos implica una no linealidad que encuadra y, al ...
    • Contribuições do projeto Pibid para a formação docente 

      Schmitt, Vanessa Luana (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O presente trabalho visa analisar de que forma ocorre o processo “teoria-reflexão- prática” e refletir sobre a importância do professor pesquisador por meio dos projetos de ensino aplicados em sala de aula do colégio ...
    • Escrita acadêmica e ensino: a arte de comentar as produções textuais dos alunos 

      Oliveira, Daniele (2017-08-23)
      Este artigo apresenta a explicação da base teórica estudada em minhas atividades de iniciação científica voluntária( IC-V) realizada entre os meses de março a julho de 2017. Tem-se como objetivo a aquisição de conhecimentos ...
    • O preconceito linguístico e a sala de aula 

      Stenzel, Alice (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O presente trabalho objetiva refletir sobre a postura do professor frente à variação linguística encontrada em sala de aula e como lidar com o preconceito linguístico que possa se manifestar, não somente no ambiente ...
    • O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual 

      Silva, Marcos Paulo da (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O gênero abstract/resumo é a segunda parte mais lida em um artigo científico, ficando para traz apenas do título do trabalho. No abstract/resumo, devem ser apresentadas, concisamente, as informações mais importantes do ...
    • Confluências entre antropologia, história e literatura na narrativa de El Sueño del Celta (2010), de Mario Vargas Llosa 

      Raposo, Fernando (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O presente trabalho analisa o romance El sueño del Celta (2010), de Mario Vargas Llosa e as confluências entre história, antropologia e literatura presentes em sua narrativa. O romance baseia- se em histórias reais e ...