dc.contributor.author | Bravos, Stefany Dallana | |
dc.contributor.author | Reis, Leandro A. | |
dc.contributor.author | Sumigawa, Luciana Toshie | |
dc.contributor.author | Kleber, Magali O. | |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T17:36:22Z | |
dc.date.available | 2018-01-24T17:36:22Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/3232 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho relata as experiências vivenciadas por uma bolsista do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), e as novas visões que o “estar na escola”
proporcionou. O projeto foi desenvolvido em um colégio da rede pública de ensino da periferia de
Londrina, em uma Sala de Apoio à Lingua Portuguesa, com alunos do 6o ano. Na sala de aula,
atuaram a professora de Língua Portuguesa e uma bolsista do Pibid do curso de Música da
Universidade Estadual de Londrina. Os princípios metodológicos foram alicerçados na proposta de
Swanwick (2003). O trabalho interdisciplinar entre Música e Língua Portuguesa visava a melhoria na
leitura e escrita, e o combate à evasão. Este artigo descreve as questões docentes; a relação
interpessoal professor/aluno; os conteúdos abordados; a aprendizagem dos alunos; o fator evasão e
suas causas | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.title | Sala de apoio à aprendizagem e o fator evasão: relato de uma experiência docente por meio do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |