Criatividade e ludicidade na educação infantil: demandas situadas na EMEI Alice Otênio
Fecha
2014-10Autor
Vinha, Maria Lúcia
Dias, Priscila Gonçalves
Francisquinho, Kelly Guaita
Panichi, Larissa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo principal deste estudo foi analisar a criatividade e a ludicidade na
educação infantil no contexto das demandas da Escola Municipal de Educação Infantil Alice
Otênio. Essa EMEI integra o Sub Projeto “Pedagogia-Educação Infantil”, vinculado ao
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID. O estudo se pautou em
pesquisa bibliográfica e em observações na EMEI, a qual apresenta demandas da ordem de
estrutura física, de manutenção, de número insuficiente de docentes e de aprofundamento
didático e pedagógico. Concluiu-se que a criatividade e a ludicidade na educação infantil devem
ser consideradas como eixos norteadores das atividades pedagógicas e que, no entanto, a
realidade da EMEI observada coloca importantes demandas que devem ser enfrentadas para que
a criatividade e a ludicidade possam ser efetivamente consolidadas