Navegação PIBID - Artigos científicos por assunto "Aprendizagem"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Aprendendo física montando um carrinho seguidor de trilha
(2014-10)Esse trabalho consiste num relato de uma atividade investigativa de ensino de Física por meio da Robótica conduzida com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Santa Cândida, em Curitiba. Foi proposta a construção ... -
Benefícios dos jogos no ensino de química
(2014-10)Jogos e brincadeiras fazem parte da vida de todos. São importantes para o desenvolvimento das crianças, seja físico ou intelectual. Por meio destes, as crianças formam conceitos para a vida. Dessa forma, jogos e brincadeiras ... -
Cinema, filosofia e ensino: experiências do Pibid filosofia Unicentro
(2014-10)Este relato apresenta a primeira atividade do projeto “Luz, câmera, reflexão”, vinculado ao PIBID Filosofia da Unicentro, Campus Santa Cruz, em Guarapuava/PR. O “Luz, câmera, reflexão” consiste em sessões mensais de ... -
Descobrindo o universo por meio da astronomia: o ensino com enfoque lúdico, experimental e histórico para crianças do ensino fundamental
(2014-10)Este trabalho está sendo desenvolvido em uma escola da educação básica da rede pública de Curitiba. Tem como objetivo ensinar conceitos de Astronomia para os estudantes dos 6o anos do Ensino Integral tendo como base a ... -
Disciplina de biologia: aprendizagem de estudantes do ensino médio
(2014-10)O conhecimento das noções dos estudantes a respeito de uma determinada área do saber é fundamental para que o professor possa identificar os conhecimentos prévios e propor práticas pedagógicas mais eficientes. O presente ... -
Ensino de forma dinamica da classificação taxonômica dos seres vivos
(Unila, 2014-10)A atividade proposta teve por objetivo proporcionar aos alunos do 7o ano do ensino fundamental, a compreensão da classificação taxonômica de forma dinâmica e interativa. Para isso foi realizado um embasamento teórico, ... -
O ensino de geografia na educação básica – os métodos de ensino utilizados para o ensino-aprendizagem do aluno
(Unila, 2014-10)O presente trabalho desenvolvido juntamente com o Subprojeto PIBID, visa abordar quais são os métodos que o professor deverá utilizar em sala de aula, com o objetivo de formar um sujeito social capaz de construir seus ... -
Experimento cativante
(Unila, 2014-10)A partir das dificuldades encontradas pelo grupo do PIBID em conseguir melhorar a aprendizagem dos alunos, realizamos observações em salas de aulas, com intuito de diagnosticar em reuniões medidas que melhorassem a ... -
A importância do atendimento individualizado
(2014-10)Este trabalho objetiva descrever uma breve reflexão sobre a importância do atendimento individualizado e a experiência adquirida a através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciado no ... -
A importância do conhecimento matemático na disciplina de química da educação básica
(2014-10)A interdisciplinaridade, entre as áreas das ciências exatas do currículo escolar é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois a correlação entre elas facilita a cognição dos alunos nas ... -
Interdisciplinaridade no ensino médio: experiências de discentes - PIBID/PUCPR – no subprojeto interdisplinar no Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa
(Unila, 2014-10)Relato de experiência de bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, integrado do Colégio Estadual ... -
O PIBID e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma Escola De Ensino Fundamental no Municipio de Guarapuava – Paraná
(Unila, 2014-10)Atualmente muito se discute sobre inclusão, que ganhou força depois da Declaração de Salamanca (1994). Temos como objetivo com este estudo compreender como os alunos com necessidades especiais são recebidos nas escolas, ... -
A química forense como forma de contextualizar o ensino e aprendizagem de química
(2014-10)É visível a desmotivação dos alunos pelo estudo da disciplina de Química no Ensino Médio. Muitos acham desnecessário o aprendizado desta ciência e não a associam a qualquer utilização para seus futuros, muito menos nas ...