Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGutiérrez Sánchez, Michael Alberto
dc.contributor.authorBenito, Gladys Amélia Velez
dc.date.accessioned2017-02-22T16:42:02Z
dc.date.available2017-02-22T16:42:02Z
dc.date.issued2015-11
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/1135
dc.descriptionAnais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde Coletivapt_BR
dc.description.abstractA Organização Mundial da Saúde define a qualidade de vida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É uma ampla variedade de conceitos que são afetados de maneira complexa pela saúde física, estado psicológico, crença pessoal e as relações nos aspectos sociais. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a qualidade de vida dos discentes da UNILA matriculados no período de 2013 pertencentes ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN). Conhecendo a população de estudo, calculou-se o tamanho amostral para estimadores de proporção considerando 95% de confiança. Sorteáramos aleatoriamente os alunos vinculados ao ILACVN e aplicamos o questionário readequado do Whoqol-bref de 1994 para coletar os dados e traçar um perfil socioeconômico e demográfico dos alunos. Com relação aos aspectos éticos, todas as diretrizes e normas da Resolução no 466/12 foram contempladas, assim foi aprovado sob o registro no CONEP, no CAAE: 39315714.8.0000.0107. Todos os entrevistados assinaram TCLE concordando com sua participação. Os dados foram analisados utilizando o programa Epi-info7. Dos 75 estudantes entrevistados 50,67% são do sexo feminino e 49,33% são do sexo masculino. Quanto à nacionalidade 38,67% são brasileiros, 18,67% são paraguaios e 10,67% são peruanos, os demais provêm dos outros países da América Latina. Quanto ao tipo de escola em que os alunos cursaram o ensino médio temos que 81,33% dos entrevistados estudaram maior parte em escola pública. Com relação aos auxílios concedidos aos discentes aproximadamente 76% recebem consecutivamente os três tipos de auxílio (transporte, moradia e alimentação). Questionados sobre a percepção de sua qualidade de vida 5,33% avaliaram como muito boa 48% como boa e 40% como nem ruim nem boa. A qualidade de vida foi avaliada em quatro domínios, por meio de metodologia multivariada utilizando Análise de Componentes Principais (PCA). No domínio físico chilenos, salvadorenhos, colombianos e brasileiros estão satisfeitos com sua capacidade de locomoção. No domínio psicológico brasileiros, peruanos, paraguaios e Uruguaios afirmam estar satisfeitos consigo. No domínio relações sociais uruguaios, venezuelanos, bolivianos, chilenos e colombianos estão satisfeitos como apoio que recebem de seus amigos e no domínio meio ambiente, paraguaios, argentinos, equatorianos, brasileiros e Salvadorenhos estão insatisfeitos com as atividades recreativas. Os resultados deste estudo apontam aspectos que merecem atenção e mostram caminhos para o delineamento de diretrizes para melhorar a convivência e o rendimento escolar dos alunos nos cursos que vem desenvolvendo. Este estudo abrirá um leque amplo de temas a serem pesquisados com as comunidades discentes de outras universidades, à fim de conhecer diversos aspectos que possam influenciar na qualidade de vida dos estudantes . Agradecemos a UNILA através do PROBIC pela bolsa de iniciação científica concedida.pt_BR
dc.description.sponsorshipBolsista PROBICpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDomíniospt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.titleQualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples