Mobilização e trabalho coletivo com resíduos sólidos: uma experiência no condomínio Terra Nova. Foz do Iguaçu/PR
Resumo
Este trabalho teve o intuito realizar uma avaliação da especialização em Educação
Ambiental por meio do desenvolvimento e aplicação de um projeto coletivo, no qual a
análise da vivência mediante auto-observação foi utilizada como parâmetro de verificação
do aprendizado. Neste cotexto, o projeto de Educação Ambiental foi desenvolvido nos
moldes da Pesquisa-Ação Participante (PAP), com o propósito de estimular mudanças
organizacionais, ambientais e sociais no Condomínio Terra Nova de Foz do Iguaçu.
Visando mobilizar a comunidade local para qualificar suas condições de vida, o grupo
realizou visitas e entrevistas com 57 moradores, buscando identificar sua percepção
sobre a vida no interior do Condomínio de modo geral. Este levantamento apontou a
necessidade de melhorar a gestão dos resíduos. Os condôminos foram convidados para
possíveis ações que viessem a contribuir com o local, visando um sistema de separação
correta dos resíduos, fazendo pequenas modificações estruturais no espaço do
acondicionamento final e com isso iniciar a coleta seletiva de lixo. O desenvolvimento
dessa
atividade
proporcionou
mudanças
estruturais
e
visuais
no
local
de
acondicionamento final dos resíduos no condomínio e de autoestima por parte dos
funcionários do condomínio. Estas ações foram realizadas por meio do Coletivo de
moradores, funcionários e demais participantes do projeto, que trabalharam na
perspectiva da sensibilização ambiental This essay presents a survey carried out in the form of The aim of this study was to carry
out an evaluation of the specialization in Environmental Education through the
development and application of a collective project in which the analysis of the experience
through self-observation was used as a parameter to verify learning. In this context, the
Environmental Education project was developed along the lines of Participatory Action
Research (PAR), with the purpose of promoting organizational changes, environmental,
and social condominium in Terra Nova de Foz do Iguaçu. The aim of the research was the
development of environmental education with a view to achieving better living conditions in
this condominium. In order to do this, the group made a collection of data through visits
and interviews with 57 residents, to identify their perceptions about the living conditions
inside the gated community in general appearance. This survey pointed to the need to
improve the management of waste. The development of this activity provided structural
changes and visual arts in place of final packaging of waste in the condo and self esteem
on the part of officials of the condominium. These actions were carried out by means of the
collective of residents, officials and other participants of the project who worked in the
perspective of environmental education with the aim of contributing to a life committed to
sustainability and a society ecologically balanced