dc.description.abstract | Los cuentos Mombeu ́ra Os contos navegam pelo rio paraná é um programa de extensão da pró-reitoria
de pesquisa e extensão da Unila na área de linguística, desenvolvido na tríplice fronteira entre Brasil,
Paraguay e Argentina. O programa teve ínicio em Abril de 2011 com a finalidade de integrar a
universidade com as comunidades da região. O objetivo do nosso programa é incentivar a leitura nas
escolas rurais da região, onde desenvolvíamos várias atividades como a de leitura de contos, textos e
poesias contemplando a diversidade linguística : guarani, espanhol e português. Na parte das atividades
lúdicas, levavamos musica, dança, jogos e brincadeiras. Com a orientação da professora Graciela, lemos
textos bases para a formação de leitores e contavamos com oficinas e reunioes semanais para a
preparação das atividades. Foram selecionados materiais na área de literatura infantil e adulta, educação,
linguística, músicas, textos, que serviram como base para a formação dos bolsistas, voluntários e das
atividades. No Paraguay visitamos a escola Augusto roa bastos situada no assentamento Los Comuneros
localizada na cidade de Mingua Guazu, departamento do alto paraná. A escola funciona somente nos
períodos matutinos e vespertinos com turmas de educação básica do 1o ao 9o ano. Foram realizadas oito
visitas, onde os alunos eram dividos conforme a faixa etária em salas diferentes. A participação dos
alunos era fomentada antes, durante e depois das apresentações levando em conta o feedback dos alunos
participantes. Ao final das leituras os alunos eram convidados a participar das atividades ao ar livre, com
jogos e músicas, propiciando assim , uma maior interação tanto entre nos e os alunos quanto entre os
proprios alunos . No decorrer do programa foram feitas campanhas de arrecadação de livros para
abastecer a biblioteca popular Arekaja que era acessível também a comunidade. De imediato houve um
grande interesse por parte dos alunos. Devido a isso os dois bolsistas do projeto fizeram uma visita para
organizar a biblioteca e separar os livros conforme a área de interesse. Em uma das visitas, os alunos
prepararam apresentações de contos de autores paraguaios que foram lidos em público. Demonstrando
não só o interesse pela literatura como também a habilidade em conta-los para os outros alunos. Ao
finalizar os encontros no assentamento Los comuneros, notamos que o interesse pela leitura e pelo
aprendizado de idiomas cresceu consideravelmente nos alunos. Enquanto que a procura por livros na
biblioteca passou a ser mais frequente. No Brasil as visitas aconteceram duas vezes em um assentamento
da escola agroecológica do MST, que fica situada na cidade de São miguel do Iguaçu. Apresentamos o
programa da Unila, levantamos o perfil dos alunos e fizemos atividades literarias com leituras em voz alta
e teatralização de textos e canções do movimento proposta pelos alunos. Na Argentina o local escolhido
foi na cidade de Wanda, na provincia de Misiones. Fizemos contato com os educadores , técnicos
agropecuários e pais de alunos. Que manifestaram grande interesse pelo programa. | pt_BR |