Navegação UNILA | Eventos por título
Itens para a visualização no momento 902-921 of 3162
-
Educação do campo e a intervenção comunitária
(Unila, 2014-10)Neste trabalho, discorre-se sobre a organização do trabalho coletivo pela proposta de aulas a partir do diagnóstico de comunidade, realizada por bosistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para ... -
Educação do campo na Escola Juscelino Kubitschek: uma valorização da identidade cultural
(Unila, 2014-10)O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID proporciona-nos a oportunidade de contato com diferentes ambientes escolares. Neste texto apresentamos reflexões relacionadas ás atividades desenvolvidas ... -
Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola
(Unila, 2014-10)O presente artigo tem por objetivo compreender o papel emancipador da escola do campo na construção do conhecimento sobre as transformações sociais ocorridas no espaço do Campo/Ilhas, no âmbito das comunidades tradicionais ... -
A educação do campo na ilha de superagui: o conhecimento da pesca artesanal entra na escola
(2014-10)O presente trabalho tem por finalidade apresentar a importância da educação do campo no caso especifico da Ilha de Supergui no Município de Guaraqueçaba. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) ... -
Educação do campo: o trabalho de base e o desafio metodológico da interdisciplinaridade
(Unila, 2014-10)A educação é direito e bem importante ao desenvolvimento do ser humano e da sociedade em geral, por isso é uma política em disputa. De um lado, temos a classe dominante, que na corporação do capital detém o poder e manobra ... -
Educação e multiculturalidade através da rede
(2015-11)O projeto teve como principal pronto a questão do modo de ensino nas escolas, tomando ideias como o compartilhamento de informação via internet, de forma a facilitar e expandir o conhecimento de diversas áreas de maneira ... -
Educação em direitos humanos e acesso a informação, na educação de jovens e adultos
(Unila, 2014-10)Este relato de experiência aborda algumas reflexões das bolsistas-PIBID, sobre o desenvolvimento do projeto de criação de um jornal na turma da EJA em uma escola municipal de Curitiba/PR. Tendo como aporte teórico Paulo ... -
Educação em direitos humanos: um trabalho inicial na periferia de Curitiba
(Unila, 2014-10)Mesmo após o processo de democratização dos países latino-americanos, a violação dos Direitos Humanos se mantém até hoje por meio, principalmente, das desigualdades econômicas. Foi questionada a realidade atual dos alunos ... -
Educação em saúde nas Escolas Públicas do Município de Videira/SC
(Proex/Unila, 2017)Trata-se de projeto de extensão. Teve como objetivo geral, através de atividades educativas desenvolvidas em escolas públicas do município de Videira (SC), levar informações sobre prevenção de doenças, hábitos de vida ... -
Educação em saúde no ensino fundamental: relato de experiência
(Unila, 2014-10)Trata-se de relato de experiência de ação docente proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A atividade foi ... -
Educação em Saúde: a utilização de panfletos informativos e educativos como estratégia de educação e prevenção às patologias mais prevalentes da população no contexto da atenção básica
(2019)A saúde pública enfrenta dificuldades pela falta de conhecimento da população sobre as doenças, configurando-se um desafio a ser vencido nos dias de hoje e o uso de panfletos informativos como estratégia para solucionar ... -
Educação em saúde: A utilização de panfletos informativos e educativos como estratégia de prevenção às patologias mais prevalentes da população no contexto da atenção básica.
(Proex/Unila, 2018-11-30)Trata-se de um projeto de extensão continuada que já adentra seu terceiro ano de execução. Desde o início, a proposta está focada na criação de materiais impressos que tenha sustentação pedagógica e científica, desenvolvido ... -
Educação especial e tecnologia assistiva: formação de professores e processos criativos para inclusão escolar
(Proex/Unila, 2017)Justifica-se este projeto ante um contexto da universalização do ensino e da qualidade para os alunos com deficiência, e na compreensão de que as Instituições de Ensino Superior possuem o compromisso de disponibilizar ... -
Educação fiscal para legitimação da democracia
(2018-10)O presente trabalho advém de inquietações da autora sobre a evolução do processo democrático brasileiro e de suas perspectivas futuras. Nesse sentido, apresenta constatações de estudos que demonstraram a fragilidade da ... -
Educação física e o corpo na escola
(Unila, 2014-10)Objetivou-se investigar os limites e as possibilidades de trabalhar com o tema corpo nas aulas de Educação Física, com alunos do 3o ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira de Irati PR. A escola ... -
A Educação Histórica como temática na formação continuada de professores no Estado do Paraná: considerações dos professores do Núcleo de Apucarana
(Even3, 2018-01-15)Este estudo investiga como professores de História da rede pública de ensino no Estado do Paraná, no desenvolvimento da formação continuada, se apropriam das ideias ou teorias da Educação Histórica. Para tanto, parte das ... -
Educação Histórica e as Ciências da Educação
(Even3, 2018-01-15)O presente trabalho objetiva apresentar dados parciais da pesquisa de mestrado que está em fase de desenvolvimento. Trata-se de um mapeamento de interlocuções bibliográficas da Prof.a Dr.a Maria Auxiliadora Moreira dos ... -
Educação Inclusiva: o ensino de Artes Visuais para alunos cegos e baixa visão
(Proex/Unila, 2017)O curso de Extensão foi voltado para professores da Rede de Ensino Básico do Paraná, entre alunos e licenciados em Artes Visuais, com o intuito de analisar bibliografias sobre a educação inclusiva, debater metodologias, ... -
Educação infantil: a relação entre os princípios norteadores do subprojeto do Pibid e as demandas das EMEIS
(Unila, 2014-10)Este trabalho buscou analisar a relação entre os princípios norteadores do Sub Projeto “Pedagogia-Educação Infantil”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, e as demandas das Escolas ... -
Educação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de materiais didáticos
(UNILA, 2016-08)A implementação da educação linguística em espanhol nos anos iniciais do Ensino Fundamental inaugurouse recentemente nos sistemas de ensino público dos municípios do Rio de Janeiro e de Niterói. Para esse nível escolar, ...