Educação especial e tecnologia assistiva: formação de professores e processos criativos para inclusão escolar
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Data
2017Autor
Barroco, Sonia Mari Shima
Vieira, Beatriz Moreira Bezerra
Neves, Daiane de Oliveira
Santos, Débora Lopes de Castro dos
Metadata
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Justifica-se este projeto ante um contexto da universalização do ensino e
da qualidade para os alunos com deficiência, e na compreensão de que as
Instituições de Ensino Superior possuem o compromisso de disponibilizar seu
conhecimento para além das fronteiras da universidade. O objetivo principal é
fornecer subsídios teóricos metodológicos para professores no atendimento
educacional de alunos com deficiência, à luz da Teoria Histórico-Cultural. Propomos
e desenvolvemos a instrumentalização de professores em oito colégios estaduais
dos municípios de Sarandi, Paiçandu e Mandaguaçu, caracterizando a formação de
professores como uma importante ferramenta de enfrentamento à exclusão e
garantia do desenvolvimento do psiquismo dos alunos. A metodologia envolve
palestras abertas a professores das redes municipais e estadual, reuniões com
diretores e equipes pedagógicas, grupos de estudos, cursos presenciais e
acompanhamento da aplicação do conteúdo estudado na prática escolar