Itens para a visualização no momento 2945-2964 of 3162

    • Tecnologias na educação: produção de vídeos como proposta de ensino-aprendizagem 

      Chang, Pablo; Borgmann, Claudia; Ziemer, Nadiégi Esteici; Gomes, Elinalva (Unila, 2014-10)
      O uso de tecnologias em sala de aula é cada vez mais constante, principalmente de vídeos. Nesse sentido, discussões de um grupo de pibidianos do curso de licenciatura em matemática promoveu a produção de vídeo aulas ...
    • Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução de tecnologias assistivas para cegos com base na integração social 

      Sayão, Marilise Luiza Martins dos Reis; Matos, Brenda Teresa Porto de; Ferreira, Sérgio Luiz (Proex/Unila, 2017)
      O projeto “Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução de tecnologias assistivas para cegos com base na interação social” objetiva desenvolver com os alunos e professores das engenharias e licenciaturas ...
    • O Teko Arandu e as políticas linguísticas de valorização, fortalecimento e apliação do uso da língua materna dos guarani e kaiowá de Mato Grosso do Sul 

      Martins, Andérbio Márcio Silva; Knapp, Cássio (2013-11-07)
      este trabalho, apresentaremos e discutiremos as políticas linguísticas adotadas no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena ­ Teko Arandu. Como opção consciente, a formação é ofertada somente aos indígenas Guarani ...
    • Tekoha Guasu - Campanha pelo tombamento do marco da Três Fronteiras enquanto patrimônio cultural 

      COSTA, Nayara Ohana Soares; LOUVAIN, Pedro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Como resultado do exercício de plebiscito proposto pelo projeto de extensão Educação Patrimonial na UNILA, realizado com os discentes do fundamental do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, surgiu a ideia de pedir o ...
    • Tekoha Guasu IV - Educação Patrimonial Material e Imaterial 

      Duarte, Anderson; Barbosa, Welita; Louvain, Pedro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Tekoha Guasu em guarani significa “Aldeia Grande” ou “Nossa Grande Aldeia”, um conceito subjetivo que denota a uma concepção coletiva de pertencimento e comunidade. Partindo dessa concepção, o projeto de extensão de educação ...
    • TELESUR y la Diplomacia Pública venezolana 

      Matos, Érico (2015)
      Actualmente la seguridad nacional no depende más exclusivamente de las fuerzas armadas, como en el pasado, comunicarse pasó a ser una herramienta poderosa, que los Estados aprenderán a uti- lizar previamente al poder ...
    • O tema transversal sexualidade no ensino fundamental 

      Anchieta, Drieli Wawzeniak de; Camboim, Franciele Foschiera; Fernandes, Juliana Nunes; Molin, Thiago Dal (Unila, 2014-10)
      Trata-se de relato da prática educativa desenvolvida por discentes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em uma escola pública do oeste do Paraná, em que foi abordado o tema sexualidade ...
    • Os temas transversais em livros didáticos de ELE 

      Araujo, Thais da Silveira Neves; Silva, Imara Cecília do Nascimento (2016-08)
      Um dos objetivos da educação, segundo a LDB (1996), é fornecer ao aluno o “preparo para o exercício da cidadania”. Para os PCNs (1997), a prática da cidadania não estaria restrita aos direitos civis e políticos do cidadão, ...
    • Temas y problemas de la narrativa andina 

      Alto, Romulo Monte (UNILA, 2016-08)
      Este texto parte de las notas de Zein Zorrilla en su texto “La novela andina contemporánea o Manifiesto del María Angola”, presente en su libro La novela andina. Tres Manifiestos (2005), además de los textos de los ...
    • Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil 

      Gusmão, Leslie Luiza Pereira; Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos (Even3, 2018-01-15)
      Este texto é um recorte da dissertação de mestrado Orientação temporal e formação da consciência histórica: estudo de caso em propostas curriculares para o Ensino Médio. O objetivo principal da investigação foi identificar ...
    • Tendência da mortalidade por doenças do aparelho circulatório no Estado do Paraná e Foz do Iguaçu, 1980 a 2013 

      Gradella, Matheus Henrique Fontes; Gamarra, Carmen Justina; Sibim, Alessandra Cristiane (2016-10)
      As doenças do aparelho circulatório (DAC) constituem um grupo de patologias entre as quais se destacam as Doenças Isquêmicas do Coração, Doenças Cerebrovasculares, Doenças Hipertensivas e as Doenças Cardíacas. Este grupo ...
    • Tendências do Mercado Bancário Brasileiro a partir dos anos 2000 

      Silva Junior, Heldo Siqueira da (2015-05)
      Com a implantação do Plano Real, em meados da década de 1990, houve modifi cações severas no setor fi nanceiro. Algumas das soluções implementadas representaram um aumento da concentração no setor, com as instituições ...
    • Teorema de Pick: proposta de um trabalho interdisciplinar na educação básica 

      Cousin, Alexandra de Oliveira Abdala; Rodrigues, Jéssica Augusta Marchiori; Furlan, Miriam da Silva Castro (Unila, 2014-10)
      Este trabalho visa mostrar a importância de um ensino interdisciplinar nas escolas de Educação Básica dando enfoque às disciplinas de Matemática e Geografia. Partindo do conceito de interdisciplinaridade e trabalhando ...
    • O Teorema de Weierstrass sobre aproximação de funções contínuas por polinômicos 

      Linhares, Yasmine Fialho; Mauro, Patricia Couto Gonçalves (2016-10)
      O teorema de Weierstrass afirma que toda função real contínua definida em um intervalo [a,b] de R pode ser aproximada uniformemente em [a,b] por uma sequência de polinômios. Em outras palavras, dada uma função contínua ...
    • Teoria das cores - uma proposta didática 

      Goulartt, Marcello; Dalri, Jackelini; Higa, Ivanilda (Unila, 2014-10)
      Este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino da teoria cores, para o segundo ano do Ensino Médio, em um colégio da rede pública estadual, no município de São José dos Pinhais, Paraná, no âmbito do projeto ...
    • Teoria de Juegos Aplicado a Sistemas Energéticos 

      Chumpitaz Huamaní, Anthony Jair; Souza, Abraão Jesse Capistrano de (2013-07-03)
      La energ ́ ıa el ́ectrica es una fuente de infinidad de usos. La mayor parte de la energ ́ ıa el ́ectrica que se consume en la vida diaria proviene de la red el ́ectrica a trav ́es de las tomas llamadas enchu- fes, a ...
    • A Teoria do Trabalho Imaterial: uma análise 

      Moura, Pollyanna Paganoto (2015-05)
      Este artigo foi elaborado para apresentar de forma sistemática as teorizações a respeito do trabalho imaterial, que têm se ampliado de forma signifi cativa nas últimas décadas. As implicações que estas trazem para a ...
    • A teoria dos polos de desenvolvimento e a geografia crítica no Brasil (Pós-1964) 

      Campos Junior, Ricardo Correia; Pedrosa, Breno Viotto (2015-12)
      “Plano” e “Planejamento”, sobre influência da URSS e sua aparente imunidade ao trauma da Grande Depressão (1929), tornaram-se palavras da moda na política no breve século XX (HOBSBAWM, 1995, p.100-101). Logo, esta pesquisa ...
    • Teoria e prática: importância da observação para a formação de docentes 

      Amaral, Sandra Caroline do; Assis, Ligia Lobo de (Unila, 2014-10)
      Observar é ver além do que se pode notar, é absorver informações para aprofundar sua pesquisa. É um método científico fundamentador da prática, relacionada com a teoria. No Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à ...
    • Teoría verbal de Andrés Bello: aplicación a datos en pretérito imperfecto de subjuntivo 

      Back, Angela Cristina de Palma; Barros, Luizete Guimarães (UNILA, 2016-08)
      El objetivo de esa ponencia es aplicar la teoría temporal de Andrés Bello, expuesta en un artículo sobre semántica temporal Análisis ideológico de los tiempos de la conjugación castellana (1979 [1810]) y reproducida con ...