Monumentos Arquitetônicos: uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática
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Data
2018-12-25Autor
Moura, Elmha Coelho Martins
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Este artigo tem por finalidade relatar o uso de monumentos arquitetônicos como fonte de pesquisa
em História da Educação Matemática. A iniciativa deste texto é resultado de diversas investigações
realizadas baseando-se em monumentos e, assim, a discussão da temática desenvolveu-se sobre
dois trabalhos referentes ao ensino da Matemática em escolas profissionalizantes federais
brasileiras, no início do século XX, escolhidos pelo assunto em comum. O primeiro trata das
Escolas de Aprendizes Artífices, no início da República, tendo como fonte de pesquisa a Estátua
Equestre de D. Pedro I; o outro trabalho diz respeito à Escola Técnica Nacional, baseou-se no
Monumento da Juventude Brasileira, cujas esculturas estão na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Esta é uma pesquisa alicerçada nos conceitos da História Cultural, com uso do conceito de
Documentos/Monumentos. O texto evidencia o uso de monumentos arquitetônicos, dotados de
elementos históricos, necessários para a construção de contexto histórico e político de um ensino de
Matemática, em escolas profissionalizantes.