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dc.contributor.authorMoura, Elmha Coelho Martins
dc.date.accessioned2020-07-31T19:37:24Z
dc.date.available2020-07-31T19:37:24Z
dc.date.issued2018-12-25
dc.identifier.issn2447-6447
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5896
dc.description.abstractEste artigo tem por finalidade relatar o uso de monumentos arquitetônicos como fonte de pesquisa em História da Educação Matemática. A iniciativa deste texto é resultado de diversas investigações realizadas baseando-se em monumentos e, assim, a discussão da temática desenvolveu-se sobre dois trabalhos referentes ao ensino da Matemática em escolas profissionalizantes federais brasileiras, no início do século XX, escolhidos pelo assunto em comum. O primeiro trata das Escolas de Aprendizes Artífices, no início da República, tendo como fonte de pesquisa a Estátua Equestre de D. Pedro I; o outro trabalho diz respeito à Escola Técnica Nacional, baseou-se no Monumento da Juventude Brasileira, cujas esculturas estão na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Esta é uma pesquisa alicerçada nos conceitos da História Cultural, com uso do conceito de Documentos/Monumentos. O texto evidencia o uso de monumentos arquitetônicos, dotados de elementos históricos, necessários para a construção de contexto histórico e político de um ensino de Matemática, em escolas profissionalizantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherHISTEMAT - Revista de História da Educação Matemáticapt_BR
dc.relation.ispartofseriesVII SIPEM;
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDocumentos/Monumentos. Ensino de Matemática. Ensino Profissionalizantept_BR
dc.titleMonumentos Arquitetônicos: uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemáticapt_BR
dc.typearticlept_BR


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