• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
  • PPGLC - Programa de Pós-Graduação Literatura Comparada
  • LC - Dissertação
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
  • PPGLC - Programa de Pós-Graduação Literatura Comparada
  • LC - Dissertação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Leitura Literária em Contextos Escolares Diversos: Acesso, Mediação e Resistência

Thumbnail
View/Open
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientadora: Prof. Dra. Mariana Cortez (2.978Mb)
Ata de defesa (22.40Kb)
Date
2020-06-08
Author
Silva, Elisane Andressa Kaiser da
Metadata
Show full item record
Abstract
Ao reconhecer a potência da Literatura e das Artes para a formação de leitores literários, esta pesquisa propõe-se a refletir sobre as mediações de leitura com música realizadas em contextos escolares diversos, especificamente em Escola do Campo e Escola Indígena. A pesquisa se justifica já que os mediadores de leitura podem contribuir para a democratização de acesso ao livro, à leitura e às Artes e, com isso, dar a oportunidade para que os sujeitos possam reconhecer-se como cidadãos de ser e de direito e possam encontrar formas de resistir (Petit, 2009; Colomer 2007, Bajard 2007, Bajour, 2012). A partir de contribuições das teorias literárias, particularmente da Literatura Comparada (Coutinho, 2013) e das Teorias da Recepção (Iser, 1979; Jauss, 1994), o intuito é propor, nas escolas, a leitura mediada do conto tradicional Chapeuzinho Vermelho (1812), na versão dos Irmãos Grimm, e do reconto A Indiazinha Chapeuzinho Verde (2016), da escritora indígena Maria Lucia Takua, com o propósito de construir coletivamente os sentidos das narrativas. Para cumprir o objetivo delineado, apresentam-se as seguintes questões teóricas e de procedimentos para a prática: a importância da análise das manifestações estéticas, o reconhecimento dos contextos, a seleção dos recursos utilizados (música, livro ampliado, figurino etc) e o planejamento e reflexão sobre o desenvolvimento da leitura coletiva. Os resultados alcançados durante a experiência apresentam possibilidades para repensar sobre o exercício do mediador de leitura literária em espaços diversos e, a partir disso, orientar para um perfil de mediador “reinventado”, ou seja, sensível às várias formas de ser e estar no mundo e abertos ao diálogo intercultural. Ademais, percebe-se que em lugares marcados por várias situações de preconceito e consequentes invisibilizações culturais (Candau, 2000; Candido, 1995), a Literatura e as Artes podem abrir caminhos para a interação, para a promoção do debate, para a troca de saberes, assim favorecendo a formação de leitores literários atentos a suas condições e suas lutas.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/5872
Collections
  • LC - Dissertação

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV