DNA Rastros: Alunos detetives decifram casos com base em pistas genéticas
Fecha
2018Autor
Oliveira, Lorena Fernandes de
Pãoeagua, Taimara Camilo
Rico, Viviane
Angelo, Elisangela Andrade
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A alfabetização científica é, por vezes, um processo
árduo, de acordo com Sasseron e Carvalho (2011),
uma pessoa alfabetizada, científica e tecnicamente,
é capaz de utilizar os conhecimentos científicos,
integrando-os a seus valores. Isso contribui para
que a mesma tome decisões sobre seu cotidiano.
Vários autores apontam que existe uma grande
dificuldade de compreensão de alguns conceitos
estruturantes da Genética. Entre os vários
componentes que contribuem para tal ocorrência,
destacam-se a abstração e lógica inerentes da
Genética, ensino-aprendizagem não
contextualizados, além do uso de metodologias não
atualizadas (GIACÓIA, 2006). É comum os
estudantes se interessarem por séries de
investigação criminal, porém, nem sempre
conseguem acompanhar os raciocínios referentes à
Genética na resolução dos casos. Tendo em vista
esse contexto, o presente projeto tem por finalidade
propor um jogo didático que seja um instrumento de
ensino de Genética, capaz de incentivar a
cooperação entre os alunos, o diálogo, a troca de
experiências e informações.