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dc.contributor.authorAstorga, Sergio Gustavo
dc.date.accessioned2020-03-28T15:31:48Z
dc.date.available2020-03-28T15:31:48Z
dc.date.issued2019-09-04
dc.identifier.citationCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5679
dc.descriptionO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.pt_BR
dc.description.abstractEn los primeros años de la década del 2000 en el sistema universitario argentino afloró la necesidad y la pertinencia de diversas estrategias de formación del personal de apoyo académico (codocentes, personal nodocente o no docente –según las acepciones reconocidas en las universidades), teniendo en cuenta diversos factores: la masificación de los estudios superiores, el incremento del presupuesto, las nuevas tecnologías de gestión pública, la internacionalización, la promoción del liderazgo universitario, el desarrollo de la carrera administrativa y las mejoras de las condiciones laborales. Teniendo en cuenta los antecedentes de las estrategias de formación de los trabajadores universitarios y las trabajadoras universitarias, el impacto del Convenio Colectivo de Trabajo (2006), se realiza un análisis comparado de los estudios en gestión y administración universitaria dirigidos en general a personal en servicio dentro de las universidades, dando cuenta de los principales desafíos y oportunidades en el marco de la complejidad de las instituciones y la democratización universitaria en marcha (1).pt_BR
dc.description.sponsorshipNúcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILApt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGestión universitariapt_BR
dc.subjectMercado Común del Sur (MERCOSUR)pt_BR
dc.titlePasantías del personal de apoyo académico que realizan estudios en gestión universitaria en el marco de la capacitación del MERCOSUR: una mirada a la integración y la cooperación internacional desde el bilingüismo y la multiculturalidadpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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