Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVázquez, Milton
dc.contributor.authorSaraiva, Verónica
dc.date.accessioned2020-03-17T13:43:01Z
dc.date.available2020-03-17T13:43:01Z
dc.date.issued2019-09-04
dc.identifier.citationCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5649
dc.descriptionO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.pt_BR
dc.description.abstractLa internacionalización se define como el proceso de integrar la dimensión internacional/intercultural en la enseñanza, la investigación y el servicio de la institución (1). Para la Universidad de la República las actividades que fundamentalmente conllevan a la internacionalización son: la participación en redes y otras formas de cooperación e intercambio, el reconocimiento de estudios y desarrollo curricular, la acreditación de los programas de educación superior y la movilidad académica(2). La carrera de Ingeniería Química participó exitosamente en 3 procesos de acreditación (2005/2006, 2009/2010 y 2017/2018) realizados en el ámbito del Mercosur Educativo. El objetivo del presente trabajo fue analizar cómo el proceso de acreditación ha contribuido en diferentes aspectos a la internacionalización de la carrera de Ing. Química. Se identificaron dentro de los criterios de calidad establecidos por ARCU-SUR, cuáles estaban vinculados al concepto en estudio.pt_BR
dc.description.sponsorshipNúcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILApt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGestión de la Internacionalizaciónpt_BR
dc.titleAportes del proceso de acreditación ARCU-SUR a la internacionalización de la carrera de Ingeniería Química de la Universidad de la República, Uruguaypt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples