Internacionalização na UFMG: A Formação Transversal em Estudos Internacionais
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Data
2019-09-04Autor
Santos, Thatiana Marques
Roland, Janete Marques
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A política pública de educação é entendida como uma forma de intervenção estatal para a
garantia do direito a educação pelo cidadão. E segundo Cury (2015) é um direito do cidadão que
implica em obrigação do Estado. Sendo a educação uma dimensão fundante da cidadania,
indispensável para a participação de todos nos espaços sociais e políticos e para a inserção
qualificada no mundo profissional do trabalho.
Nesse contexto, o presente estudo procurou mostrar como a Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG) contribui para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, que
tem a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da
educação no país, por meio de políticas públicas. A proposta metodológica foi através de pesquisa
bibliográfica e uma breve revisão da literatura pertinente a cerca de políticas públicas e
internacionalização.