Relevância da Mobilidade Internacional de Gestores para a internacionalização das Instituições de Ensino Superior
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Data
2019-09-04Autor
Parreiras, Elaine
Fiuza, Luciana
Xavier, Cristiane
Moreira, Luciane Novaes
Metadata
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Knight (2004, apud CENERINO et al, 2008) define internacionalização, no âmbito do ensino
superior, como “o processo de integração de uma dimensão internacional, intercultural e/ou
global nos objetivos, funções e ofertas da educação pós-secundária” (p.11) e enfatiza que, além
de uma troca entre nações, esse processo também tem um caráter intercultural ao englobar as
diversidades culturais de distintas comunidades.
Atualmente, o processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) tem sido
tratado com mais frequência nas universidades federais. A UFMG, também, tem esse tema como
uma de suas diretrizes. O Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI/UFMG 2018-202, considera
a internacionalização como um componente essencial da política da universidade, bem como
define suas ações como movimentos de inserção em uma rede transnacional de instituições
congêneres, tratando-o como processo constitutivo de uma universidade, aprofundada nas últimas
décadas, em consequência do aumento dos fluxos de pessoas e ideias.