Buscar
Mostrando ítems 1-10 de 10
Memória daqueles dias de setembro
(NUPEMPLA, 2018)
Mesmo antes que a apresentação de Lívia Nestrovski e Fred Ferreira encerrasse de maneira exuberante a segunda edição das Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana, ressoava na experiência de quem vivenciou aqueles ...
A canção de câmara: definição do objeto, contexto e estado da arte no Brasil
(NUPEMPLA, 2018)
Resumo: nesta conferência, após a apresentação antropológica da voz enquanto comunicabilidade através da fala e do canto, será apresentada uma teoria geral da canção de câmara, atualmente em andamento, com pesquisa extensiva ...
La canción en la historia latinoamericana
(NUPEMPLA, 2018)
Sabemos desde hace décadas que la canción es el género más importante de la música latinoamericana. El desarrollo de la musicografía de la primeira mitad del siglo XX reconoció su presencia de manera indirecta en la forma ...
Anais da 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana
(NUPEMPLA, 2018)
Anais da 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018
Critérios de valorização estética da canção popular-comercial brasileira: uma introdução
(NUPEMPLA, 2018)
O ensaio se compõe de duas partes. Na primeira, a crítica da canção popular-comercial no Brasil é discutida a partir de duas vertentes que, argumenta-se, adotam critérios ou procedimentos equivocados. Na segunda parte, o ...
A cada moda, uma história: as primeiras modas de viola gravadas
(NUPEMPLA, 2018)
Ao longo do século XX, a moda de viola caracterizou-se por seu caráter narrativo. Diversos autores têm buscado em seus textos a "visão de mundo" dos habitantes rurais da Paulistânia, assinalando algumas reiterações temáticas ...
Tangos do exílio: uma análise da trajetória do Grupo Musical Caldo de Cana
(NUPEMPLA, 2018)
Este trabalho busca apresentar um panorama histórico acerca da fundação e do processo de trabalho do grupo musical Caldo de Cana, formado por Augusto Boal. Exilados em Buenos Aires na década de 1970, os componentes do grupo ...
Improvisação vocal com consciência intervalar: uma prática pedagógica baseada em canções populares
(NUPEMPLA, 2018)
Este artigo aborda uma prática pedagógica apresentada dentro da Oficina de Canção Popular, que integrou a programação da II Jornanda de Canção Popular da UNILA. O tema é parte de uma pesquisa que tem por objetivo explorar ...
¿Cruzar la frontera cantando? Voces femininas que transitan entre escenarios rituales y políticos para resitir a la guerra. La experiencia de Las Musas de Pogue
(NUPEMPLA, 2018)
Este artículo reflexiona sobre las tensiones entre Estado y grupos armados y el grupo de alabadoras Las Musas de Pogue, en relación al uso del alabao como práctica cultural que transita entre escenarios rituales y políticos, ...
iHasta luego Paraguay! Buenos Aires acogedor de artistas paraguayos exiliados
(NUPEMPLA, 2018)
Este trabajo está dedicado a la investigación sobre la formación de centros paraguayos en Buenos Aires (Argentina) y el papel que cumplieron músicos y otros artistas paraguayos exiliados para la difusión y propagación de ...