dc.contributor.author | Rodriguez, Diego Giovanni Vargas | |
dc.contributor.author | Tirloni, Larissa Paula | |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T13:30:43Z | |
dc.date.available | 2019-12-09T13:30:43Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier | <https://unila.edu.br/siepe/anais> | |
dc.identifier.issn | ISBN: 978-65-80943-05-0 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/5335 | |
dc.description | VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR) | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o propósito de possibilitar uma abordagem linguístico-cultural, o Projeto
TANDEM: aproximando línguas-culturas latino-americanas e caribenhas foi criado
como parte integrante do ensino e aprendizagem de espanhol e português na
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A partir do ensino,
pesquisa e extensão, o projeto desenvolve uma exaustiva exploração de materiais
didáticos para promover o uso efetivo da língua estrangeira/adicional. A pesquisa
teve como objetivo criar materiais didáticos com um enfoque na abordagem
comunicativa e na gramática contrastiva, para encontros de tandem entre brasileiros
aprendizes de espanhol e hispanofalantes aprendizes de português. A pesquisa foi
orientada por três objetivos: a) Descrever o funcionamento do Tandem em relação à
aprendizagem de Português e Espanhol; b) Averiguar a relevância de abordar
aspectos gramaticais em materiais didáticos para a prática de Tandem; c) Analisar
os materiais didáticos propostos, expondo os resultados da aplicação. Logo, tendo
como norte os pressupostos da pesquisa-ação, é possível planejar, descrever,
avaliar mudanças e promover melhorias. Assim, buscamos descrever os desafios de
abordar a gramática de forma didática e da mesma forma monitorar e avaliar o
processo de aprendizagem. Diante da falta de ferramentas ou métodos para
aprimorar o ensino-aprendizagem da oralidade e da gramática, constatamos que as
práticas de Tandem trazem resultados favoráveis para o desenvolvimento do
conhecimento gramatical junto com o aperfeiçoamento de habilidades orais. Os
resultados apontam que o uso da pesquisa-ação na elaboração, aplicação e análise
das atividades mostrou-se adequado ao caso estudado. Os materiais desenvolvidos
estimularam a participação dos estudantes melhorando seu nível de proficiência na
língua-alvo, além de proporcionar reflexão crítica sobre questões gramaticais tanto
na língua materna como na língua a ser aprendida | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Agradecemos à UNILA e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
(PRPPG) pela concessão de bolsa que permitiu a realização da presente pesquisa | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | SIEPE | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | II SIEPE | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Projeto TANDEM | pt_BR |
dc.title | Material Didático para as sessões de TANDEM: elaboração, aplicação e análise | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |