dc.contributor.author | Sales, Ruan Leonardo de Azevedo | |
dc.contributor.author | Tirloni, Larissa Paula | |
dc.date.accessioned | 2019-11-22T20:08:37Z | |
dc.date.available | 2019-11-22T20:08:37Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier | <https://unila.edu.br/siepe/anais> | |
dc.identifier.issn | ISBN: 978-65-80943-05-0 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/5267 | |
dc.description | VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR) | pt_BR |
dc.description.abstract | O projeto Tandem en la Triple Frontera: aproximando línguas-culturas
latino-americanas proporciona à comunidade acadêmica da UNILA e da tríplice
fronteira um suplemento às classes tradicionais de línguas para o aperfeiçoamento
do espanhol e português. Ademais, com o objetivo de propiciar um ambiente
comunicativo autêntico em que os aprendizes podem autodirigir a sua
aprendizagem, o tandem também busca contemplar os conhecimentos e
experiências que se plasmam na esfera pessoal e profissional dos participantes e de
suas línguas-culturas. Os encontros são semanais e os tandenistas cooperam, em
geral, em duplas, durante 1 hora e 30 minutos; e como um dos princípios
fundamentais do tandem é não misturar as línguas, há um tempo reservado para a
prática de cada idioma. Para a mediação das sessões, são elaborados materiais
didáticos com diversos temas que auxiliam e enriquecem o diálogo; e também são
disponibilizados diários de aprendizagem para que os estudantes registrem os
conhecimentos adquiridos, as dúvidas e façam uma (auto)avaliação de cada
interação. É importante destacar que, diferentemente de outras instituições de
ensino, o Tandem na UNILA promove interações face a face devido à possibilidade
de reunir presencialmente estudantes de diversos países. Como parte dos
resultados, destacamos o intercâmbio linguístico e cultural, o fortalecimento de uma
formação bi/plurilíngue e da vocação integracionista da UNILA, aprimoramento de
habilidades orais, efeito retroativo nas aulas de línguas estrangeiras/adicionais,
desenvolvimento de autonomia e (auto)avaliação na aprendizagem | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Agradeço, primeiramente, à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade
Federal da Integração Latino-Americana pela concessão de bolsa e por proporcionar
esse espaço para que o projeto possa ser realizado. Gostaria de agradecer também
à professora Doutora Larissa Paula Tirloni, por me selecionar para fazer parte do Tandem como bolsista e a todos e todas com quem partilho experiências culturais e
linguísticas dentro e fora da instituição | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | SIEPE | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | II SIEPE | pt_BR |
dc.subject | Tandem espanhol-português | pt_BR |
dc.subject | Formação bi/plurilíngue | pt_BR |
dc.title | TANDEM en la Triple Frontera: aproximando línguas-culturas Latino-Americanas | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |