dc.contributor.author | Sebben, Fernando Dall’Onder | |
dc.contributor.author | Silva, Pedro Perfeito da | |
dc.contributor.other | Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) | |
dc.contributor.other | Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) | |
dc.date.accessioned | 2019-03-08T20:56:59Z | |
dc.date.available | 2019-03-08T20:56:59Z | |
dc.date.issued | 2015-05 | |
dc.identifier.citation | ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA E POLÍTICA, 20, 2015, Foz do Iguaçu - PR. Caderno de Resumos... Foz do Iguaçu: SEP, 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | ISSN 2177-8345 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4870 | |
dc.description | XX Encontro Nacional de Economia Política: desenvolvimento Latino-Americano, Integração e Inserção Internacional - UNILA, Foz do Iguaçu, 26 a 29 de maio de 2015 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo concentra-se na análise da política industrial brasileira
durante o governo Lula (2003-2010) e dos projetos associados à
Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana
(IIRSA). Em ambas, observa-se um modelo de desenvolvimento,
próximo ao que denominamos Estado Logístico - tipo ideal que
surge da confl uência de um alto nível de autonomia inserida com
políticas de corte horizontal, as quais buscam reforçar as vantagens
comparativas do sistema produtivo nacional e/ou regional. Assim,
há uma mútua infl uência entre as políticas, pois o sucesso da IIRSA
promove a integração do mercado sul-americano com o do Pacífi co,
ampliando a pressão sobre a indústria brasileira, enquanto a política
industrial reforça uma estrutura produtiva baseada no setor primário
e na indústria tradicional, difi cultando a integração regional | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Usina Hidrelétrica de Itaipu (ITAIPU); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Economia Política | pt_BR |
dc.subject | América Latina e Caribe | pt_BR |
dc.subject | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.title | As Políticas Industriais e infraestrutural durante o Governo Lula (2003-2010): implicações e desafios da adoção do modelo do estado logístico para o Brasil | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |