Navegação TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras por título
Itens para a visualização no momento 13-32 of 41
-
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización
(2022)Este trabalho busca refletir sobre o estado atual da Educação Bilíngue no Paraguai e examinar os documentos orientadores do ensino formal paraguaio do primeiro ciclo da Educación Escolar Básica, focando nas diretrizes para ... -
O Enunciado em Bakhtin e o Material de Espanhol como Língua Estrangeira: uma Análise do Confluencia
(2022)O papel do livro didático é fundamental no ensino de Línguas Estrangeiras no mundo contemporâneo, e é importante analisar criticamente os processos envolvidos na produção destes materiais. O objetivo deste trabalho é ... -
Errar es humano, dijo un herrero: un ensayo sobre el problema de la representación en la obra de Washington Cucurto
(2019-07-16)Há um certo espectro do discurso crítico, seja o acadêmico ou o militante, que se empenha constantemente em determinar quais são as formas de vida e de representação que devem constituir a imagem do popular. Por meio de ... -
O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira
(2021)O presente trabalho teve como objetivos principais refletir sobre a atual situação do ensino de línguas estrangeiras/adicionais (LE/LA) para crianças, enfocando a língua espanhola e a formação de professores nos cursos ... -
Kreyol no Brasil: Língua de Herança ou Língua Materna? A Representação do Crioulo Haitiano por seus Falantes Imigrantes que Vivem no Brasil
(2022)Desde o terremoto que ocorreu no Haiti em janeiro de 2010, o número de haitianos que emigraram para o Brasil aumentou de maneira considerável. Segundo dados do Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais ... -
La (de) Colonialidad al Nombrar: Español como Lengua de Herencia desde las Márgenes de la Frontera
(2022)El presente trabajo tiene como objetivo analizar el concepto de lengua de herencia desde una perspectiva fronteriza y decolonial. Foz do Iguaçu es una ciudad turística, fronteriza y multicultural donde residen personas de ... -
Lengua y Cultura Salvadoreña: Propuesta Didáctica para la Enseñanza del Español Salvadoreño como Lengua de Herencia a partir de su Diversidad Léxica
(2022)Los movimientos migratorios demuestran que el desplazamiento de personas o pueblos que salen de su país de origen a otro es complejo y a veces algo particular del sujeto, cuya elección de un país u otro se da debido a ... -
A Literatura nas Aulas de Línguas para Crianças: Análise de Experiência no Ensino Fundamental
(2022)Este trabalho tem como objetivo averiguar os procedimentos de ensino de espanhol com livros infantis propostos pelo projeto de extensão universitária “Vivendo Livros”, em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental, ... -
A Literatura no projeto de extensão “Línguas e culturas para a integração”
(2022)O presente trabalho objetiva analisar como a Literatura pode propiciar um espaço para a oralidade nas aulas de Português como línguas adicional, ou seja, como a Literatura auxilia na aprendizagem de PLA, especificamente, ... -
Los Chongos de Roa Bastos: indentidade e comunidade em contos Paraguaios contemporâneos
(2019-12-11)Nesse trabalho a antologia Los Chongos de Roa Bastos (2011) é analisada tendo como base de pesquisa os contos e textos introdutórios do livro. O hibridismo linguístico em Los Chongos de Roa Bastos, em especial, o uso do ... -
Mediação da Leitura e Escrita por Meio da Literatura: uma Proposta Didática para a Comunidade Surda
(2021)O presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre o papel da literatura e da mediação literária para o ensino do português escrito como língua adicional para estudantes surdos e apresentar propostas didáticas ... -
Uma microestrutura infantil: dicionário pedagógico de português como LE para crianças
(2023)Visto que durante nossas pesquisas de Iniciação Científica, realizadas por três anos consecutivos, não encontramos dicionários pedagógicos de Português como Língua Estrangeira (PLE) para crianças publicados no Brasil, ... -
Mulheres Marcadas: a Ficcionalização da Violência Contra a Mulher na Literatura Brasileira
(2021)A presente pesquisa focalizou-se em realizar reflexões e análises comparativistas sobre o romance Desesterro (2015), da autora contemporânea Sheyla Smanioto que, a partir de uma narrativa povoada de personagens femininas ... -
Paisajes imaginarios de América Latina: la poesía holoscópica de Manoel de Barros.
(2019-12-09)Este estudio se propone analizar el proceso de construcción verbal de paisajes, por medio de la interpretación de imágenes sensoriales que se distribuyen en la obra poética de Manoel de Barros (1916-2014). Bajo la perspectiva ... -
Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
(2022)O objetivo deste trabalho é apresentar as plataformas digitais colaborativas Miro e Figjam como sugestões de ferramentas digitais pedagógicas para o ensino de língua adicional. Com a evolução da tecnologia, discutir como ... -
A poética da brutalidade de Ana Paula Maia: a odisséia de Edgar Wilson entre abatedouros e corpos abatidos
(2019-07-12)Ana Paula Maia, escritora carioca contemporânea,iniciou sua carreira literária com o lançamento do livro O habitante das falhas humanas (2003); no entanto, Maia começa a ganhar prestígio no campo literário com a denominada ... -
Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná
(2023)Este estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas do ensino de línguas no Paraná trazendo conceitos de importantes autores sobre a políticas linguísticas e o processo de institucionalização do ensino de espanhol ... -
A Presença/Ausência de Disciplinas com enfoque nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos Cursos de Licenciatura da UNILA
(2019-12-10)O presente estudo tem como objetivo analisar a presença e a ausência de disciplinas sobre o uso de novas tecnologias nos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA. Este trabalho ... -
Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
(2022)O presente texto consiste no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Letras - Espanhol e Português como línguas estrangeiras da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). A problemática levantada ... -
Uma Proposta de Sequência Didática para Escola do Ensino Fundamental
(2023)A região de tríplice fronteira (Brasil-Argentina-Paraguai) é marcada pelo plurilinguismo, nesse espaço a vivência cultural e linguística transcende os limites entre os países, facilita a imigração, movimenta o comércio ...